Mountain-bike

Você conhece o Mountain Bike?

Aline Ferreira

Está cansado da rotina e quer ter uma vida mais aventureira? Acompanhe agora nossa série de artigos sobre hobbies e esportes que podem mudar o seu corpo, mente e vivência para melhor.  

Possui intimidade com a magrela e quer expandir seus passeios ciclísticos? Então, conheça agora o Mountain Bike, o hobby praticado em cima de uma bicicleta que é bastante técnico, radical e recompensador.   

O que é o Mountain Bike?

Como o nome em inglês já sugere, o Mountain Bike é um esporte praticado com bicicletas em terrenos montanhosos. Claro que não se aplica somente a montanhas, prepare-se para encontrar terrenos com muitas erosões, raízes, buracos e depressões.

O esporte nasceu da grande procura de adrenalina por ciclistas que não encontravam isso no asfalto e decidiram se aventurar em trilhas e estradas de terras.

O que é preciso para iniciar nesse esporte?

Primeiramente, para iniciar no esporte é necessário criar a consciência que pedalar numa estrada de terra é TOTALMENTE diferente de pedalar em uma estrada de asfalto, requer bastante treino para aprendizado de técnicas mesmo para quem não que ser um atleta e praticá-lo como hobby.

Uma boa forma física é essencial, por isso, treinos anteriores a qualquer trilha são indispensáveis para fortalecimento de músculos, aquisição de técnicas e, principalmente, para criar intimidade com a troca de marchas da sua bicicleta.

Outro item essencial é uma bike preparada para terrenos irregulares com lama, areia, cascalho e erosões.

Agora, por último e não menos importante, é preciso que o ciclista compreenda que quedas e roupas sujas são normais nesse esporte… Então, se quiser realmente fazer trilhas com bastante aventura, tenha conhecimento disso e bastante coragem.

 

 

Como escolher a MTB ideal?



Inicialmente, pense… Qual é o seu objetivo no esporte?

Uma das melhores formas para adquirir uma Mountain Bike é começando do mais simples e depois de reconhecer suas necessidades no esporte ir fazendo upgrades. Para sua primeira aquisição, siga algumas dicas que além de oferecer muito conforto, serão primordiais para sua segurança:

  • O tamanho do quadro da sua mountain bike depende intrinsecamente da sua altura, podendo ser P, para altura até 1,65, M, até 1,75 ou G, para ciclistas maiores.
  • É recomendável que a compra seja realizada em uma loja física da sua cidade, pois lá você tem contato com sua MTB, pode testar e ainda possui assistência quando precisar.
  • Boa suspensão e freio a disco hidráulico
  • Pneu tubeless, que é pneu sem câmara, que oferece mais aderência, conforto e melhor desempenho.
  • Um banco adequado para o seu quadril, o selim. Em lojas especializadas é possível fazer um teste para saber qual o selim certo para você.
  • Capacete bem ajustado e de qualidade.

O que levar nas trilhas?

  • Óculos de proteção que deve ser um pouco mais fechado
  • Vestimentas Adequadas
  • Luvas de dedos compridos. Use-as sem aliança… Em uma possível queda, o anel pode até decepar seu dedo
  • Uma bermuda com forro profissional, também conhecido como bretelle.
  • Sapatilhas de qualidade, geralmente, as mais indicadas são as que possuem um número a mais que o seu sapato do seu dia a dia.

 

  • Kit Básico Salva Bike

Câmara de ar, espátula, remendo, bomba de ar (que funciona, rs), canivete suíço, chave de corrente e cabo de aço para marcha. Aqui é importante salientar que essa mini caixa de ferramentas vai sendo montada de acordo com suas necessidades… Então, antes de se aventurar faça um checklist próprio da sua bike.

  • Kit Básico Salva Biker

Água e comida são itens OBRIGATÓRIOS para o seu pedal. É recomendado que seja levado meio litro de água e 40 gramas de carboidrato para cada hora planejada do seu pedal.

Se o pedal for longe, já realiza um planejamento de pontos de apoio para reabastecer seus suprimentos.

ATENÇÃO! É elementar que você leve MUITA energia positiva e disposição! O Mountain Bike é uma ferramenta de transformação de vidas, saia do sedentarismo e pratique um esporte que fortalece corpo, mente e alma.  

Para fechar, não esqueça de cuidar da saúde da sua barba durante seu pedal, entre seus acessórios leve o seu shampoo de barba e mantenha sua barba saudável e bonita no pedal e na vida.

O post Você conhece o Mountain Bike? apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário