Mountain-bike

Você conhece o Mountain Bike?

Está cansado da rotina e quer ter uma vida mais aventureira? Acompanhe agora nossa série de artigos sobre hobbies e esportes que podem mudar o seu corpo, mente e vivência para melhor.  

Possui intimidade com a magrela e quer expandir seus passeios ciclísticos? Então, conheça agora o Mountain Bike, o hobby praticado em cima de uma bicicleta que é bastante técnico, radical e recompensador.   

O que é o Mountain Bike?

Como o nome em inglês já sugere, o Mountain Bike é um esporte praticado com bicicletas em terrenos montanhosos. Claro que não se aplica somente a montanhas, prepare-se para encontrar terrenos com muitas erosões, raízes, buracos e depressões.

O esporte nasceu da grande procura de adrenalina por ciclistas que não encontravam isso no asfalto e decidiram se aventurar em trilhas e estradas de terras.

O que é preciso para iniciar nesse esporte?

Primeiramente, para iniciar no esporte é necessário criar a consciência que pedalar numa estrada de terra é TOTALMENTE diferente de pedalar em uma estrada de asfalto, requer bastante treino para aprendizado de técnicas mesmo para quem não que ser um atleta e praticá-lo como hobby.

Uma boa forma física é essencial, por isso, treinos anteriores a qualquer trilha são indispensáveis para fortalecimento de músculos, aquisição de técnicas e, principalmente, para criar intimidade com a troca de marchas da sua bicicleta.

Outro item essencial é uma bike preparada para terrenos irregulares com lama, areia, cascalho e erosões.

Agora, por último e não menos importante, é preciso que o ciclista compreenda que quedas e roupas sujas são normais nesse esporte… Então, se quiser realmente fazer trilhas com bastante aventura, tenha conhecimento disso e bastante coragem.

 

 

Como escolher a MTB ideal?



Inicialmente, pense… Qual é o seu objetivo no esporte?

Uma das melhores formas para adquirir uma Mountain Bike é começando do mais simples e depois de reconhecer suas necessidades no esporte ir fazendo upgrades. Para sua primeira aquisição, siga algumas dicas que além de oferecer muito conforto, serão primordiais para sua segurança:

  • O tamanho do quadro da sua mountain bike depende intrinsecamente da sua altura, podendo ser P, para altura até 1,65, M, até 1,75 ou G, para ciclistas maiores.
  • É recomendável que a compra seja realizada em uma loja física da sua cidade, pois lá você tem contato com sua MTB, pode testar e ainda possui assistência quando precisar.
  • Boa suspensão e freio a disco hidráulico
  • Pneu tubeless, que é pneu sem câmara, que oferece mais aderência, conforto e melhor desempenho.
  • Um banco adequado para o seu quadril, o selim. Em lojas especializadas é possível fazer um teste para saber qual o selim certo para você.
  • Capacete bem ajustado e de qualidade.

O que levar nas trilhas?

  • Óculos de proteção que deve ser um pouco mais fechado
  • Vestimentas Adequadas
  • Luvas de dedos compridos. Use-as sem aliança… Em uma possível queda, o anel pode até decepar seu dedo
  • Uma bermuda com forro profissional, também conhecido como bretelle.
  • Sapatilhas de qualidade, geralmente, as mais indicadas são as que possuem um número a mais que o seu sapato do seu dia a dia.

 

  • Kit Básico Salva Bike

Câmara de ar, espátula, remendo, bomba de ar (que funciona, rs), canivete suíço, chave de corrente e cabo de aço para marcha. Aqui é importante salientar que essa mini caixa de ferramentas vai sendo montada de acordo com suas necessidades… Então, antes de se aventurar faça um checklist próprio da sua bike.

  • Kit Básico Salva Biker

Água e comida são itens OBRIGATÓRIOS para o seu pedal. É recomendado que seja levado meio litro de água e 40 gramas de carboidrato para cada hora planejada do seu pedal.

Se o pedal for longe, já realiza um planejamento de pontos de apoio para reabastecer seus suprimentos.

ATENÇÃO! É elementar que você leve MUITA energia positiva e disposição! O Mountain Bike é uma ferramenta de transformação de vidas, saia do sedentarismo e pratique um esporte que fortalece corpo, mente e alma.  

Para fechar, não esqueça de cuidar da saúde da sua barba durante seu pedal, entre seus acessórios leve o seu shampoo de barba e mantenha sua barba saudável e bonita no pedal e na vida.

O post Você conhece o Mountain Bike? apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comments must be approved before being displayed.

Posts relacionados

MINOXIDIL APRENDA COMO USAR CORRETAMENTE
MINOXIDIL APRENDA COMO USAR CORRETAMENTE
Olá Meus amigos que acompanham o Blog da Barba Brasil. No post de hoje estamos com uma dica simples de Como Usar Mino...
Leia mais
Como ENGROSSAR os fios da barba
Como ENGROSSAR os fios da barba
Olá Meus amigos que acompanham o Blog da Barba Brasil. No post de hoje estamos com dicas incríveis de Como ENGROSSAR ...
Leia mais
Melhor técnica de aparar barba em casa
Melhor técnica de aparar barba em casa
Olá Meus amigos que acompanham o Blog da Barba Brasil. No post de hoje estamos com uma dica simples de Como Aparar a ...
Leia mais