tratamento-de-foliculite-na-barba-e-cabelo

Tratamento de Foliculite na Barba e Cabelos

Fabio Vilarino

Se você está com a base dos fios da sua barba ou cabelos vermelhos e coçando, esse pode ser um sinal claro de foliculite, uma doença que aparece quando a raiz dos fios dos cabelos ficam inflamados.

Mas, antes de diagnosticar por si próprio, consulte um dermatologista para ter certeza que você está com foliculite e, caso você realmente esteja, as dicas deste artigo vão te ajudar a tratar deste problema.

O que é a foliculite e quais são as suas causas mais comuns

A foliculite é uma condição comum da pele na qual os folículos pilosos ficam inflamados. Geralmente, é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica. A princípio, pode parecer pequenas saliências vermelhas ou espinhas de cabeça branca ao redor dos folículos pilosos – os minúsculos bolsos de onde cada cabelo cresce. A infecção pode se espalhar e se transformar em feridas que não cicatrizam.

A condição não é fatal, mas pode ser irritante, dolorida e embaraçosa. Infecções graves podem causar perda de cabelo permanente e cicatrizes.

Se você tiver um caso leve, isso provavelmente ficará claro em alguns dias com medidas básicas de cuidado. Para foliculite mais grave ou recorrente, você pode precisar consultar um médico para prescrição médica e tratamento.

Os sinais e sintomas de foliculite incluem:

  • Aglomerados de pequenos caroços vermelhos ou espinhas de cabeça branca que se desenvolvem em volta dos folículos pilosos
  • Bolhas cheias de pus que se abrem e se espalham
  • Comichão, pele ardente
  • Pele dolorosa e tenra
  • Um grande inchaço ou massa

Os principais tipos de foliculite são as superficiais e as profundos. O tipo superficial envolve parte do folículo e o tipo profundo envolve todo o folículo e, na maioria das vezes, é mais grave.

Formas de foliculite superficial incluem:

  • Foliculite bacteriana. Esse tipo comum é marcado por saliências cheias de coceira, brancas e cheias de pus. Ocorre quando os folículos capilares são infectados com bactérias, geralmente, Staphylococcus aureus (staph). As bactérias Staph vivem na pele o tempo todo, mas só causam problemas quando entram em seu corpo através de um corte ou outro ferimento.
  • Foliculite de banheira de hidromassagem. Com este tipo você pode desenvolver uma erupção de manchas vermelhas, redondas e com coceira, em um ou dois dias após a exposição à bactéria que a causa. A foliculite da banheira de hidromassagem é causada pela bactéria pseudomonas, que é encontrada em muitos lugares, incluindo banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas, nas quais os níveis de cloro e pH não são bem regulados.
  • Borbulhas de barbear (pseudofolliculitis barbae). Esta é uma irritação da pele causada por pelos encravados. Ela afeta principalmente homens com cabelos encaracolados que raspam muito perto e é mais perceptível no rosto e pescoço. Esta condição pode deixar cicatrizes escuras elevadas (quelóides).
  • Foliculite pitirosporo (pit-ih-ROS-puh-rum). Este tipo produz pústulas crônicas, vermelhas, coceira nas costas e no peito e, por vezes, no pescoço, ombros, braços e face. Este tipo é causado por uma infecção por fungos.

Como tratar a foliculite na barba

homem coçando a barba com foliculite

Na maioria dos casos, a foliculite desaparece depois de poucos dias. Quando os sintomas persistem, existem alguns tratamentos com pomadas antibióticas que são usadas para eliminar a foliculite.

No entanto, existem alguns cuidados que você pode ter para evitar o surgimento da foliculite na barba, entre eles:

  • Manter a barba sempre hidratada
  • Mantenha a sua barba sempre limpa
  • Esterilizar equipamentos de barbear
  • Não raspar a barba por completo
  • Evitar banheiras públicas de água quente

Caso você vá a um barbeiro para fazer a barba, considere levar o seu próprio equipamento ou certifique-se de que ele faz a esterilização do próprio equipamento antes de usar em  cada cliente, isso vai reduzir as chances das bactérias passarem de um rosto para o outro.

Como tratar a foliculite nos cabelos

homem coçando o cabelo com foliculite

Os cuidados são bem parecidos com os cuidados com a barba, mas precisam de uma atenção especial nos cabelos, pois nem sempre é fácil de ver os efeitos da foliculite dependendo do seu volume.

Então, fique atento aos sinais de queda de cabelo e verifique periodicamente se há vermelhidão no couro cabeludo.

Manter a higiene em dias e evitar banheiras aquecidas vão te ajudar a se precaver da foliculite.

Produtos Barba Brasil que auxiliam no combate a foliculite

Como a higiene é um fator fundamental para prevenção da foliculite, a Barba Brasil possui uma linha completa de produtos desenvolvidos com um fórmula especial para cuidar da sua barba.

Os fios da barba são mais rústicos e grossos e, por isso, são mais difíceis de serem higienizados que os fios do cabelo, por isso, é necessário usar produtos específicos de barba para limpá-la corretamente.

Então, se você está com foliculite ou deseja evitar que esse problema aconteça na sua barba, recomendamos o kit barba média, onde você receberá um shampoo que vai realizar uma limpeza profunda na sua barba, um óleo de barba que vai aumentar a hidratação e o balm, que deixa a sua barba cheirosa e totalmente livre do efeito do frizz.

O que está esperando? Diga adeus à foliculite e à coceira na barba!

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados