Plastico-reciclado-auto-sustentavel-barba-brasil

Reciclagem com plástico retirado do litoral Brasileiro

Aline Ferreira

Falaaaaa galera!!! aqui é o João e no post de hoje vou falar um pouco sobre a sustentabilidade da Barba Brasil e já deixar o recado aqui pra quem prefere assistir eu gravei um vídeo contando essa historia!

Bom pessoal eu já fiz um vídeo aqui contando toda a historia de como começou a Barba Brasil e não é esse o foco desse post, se quiser ver o o vídeo clica aqui!

Bom começando toda essa história de sustentabilidade foi um e-mail de um cliente dando um feed back sobre ter muito papel e plástico na embalagem do produto que ele recebeu!

De cara quando vih o email que era bem grande fiquei até meio assustado e achando meio mimimi, mas lih o e-mail inteiro assim como faço com todos e-mails de clientes que chegam pra min!

veja o e-mail do Gustavo V.M.

Email cliente preocupado com a sustentabilidade.

Esse e-mail não só me tocou como também fez com que eu desse a devida atenção ai fato que eu estava pensando no negocio sem pensar na sustentabilidade.

De fato para uma empresa pequena como a nossa é muito mais difícil conseguir encontrar soluções viáveis pois o volume é muito pequeno.

Mas como o empreendedor é o cara que resolve problemas eu comecei a correr atrás das soluções e fica comigo que você vai se surpreender no que conseguimos fazer.

Primeira coisa foi pensar nas embalagens que são de plástico, tanto os frascos quando o saco canguru que vai por fora!

Sacos plásticos

Então falei com os fornecedores dos sacos e descobri que essa seria a parte fácil, eles já tinham a opção de ser feito com matéria prima reciclada e nesse caso era até 25% mais barato!

Sacos que são enviados os produtos para Barba

Vou até deixar o link aqui com o contato doo fornecedor caso você queira adquirir, Não tenho nenhuma parceria comercial e não tenho responsabilidades com eles apenas por questão de informação

Mais embalagens

Fiquei felizão e já queria deixar toda a empresa 100% assim, mas não seria tudo tão fácil assim, foi ai que parti para o frasco dos Produtos para Barba e dos produtos para cabelo.

Frascos plásticos

Descobri que a legislação não permite frascos reciclados para suplementos alimentares, logo o GAS não pode por lei ter esse frasco, mas os cosméticos podem.

Foi ai que nas pesquisas encontrei uma empresa que se chama BOOMERA que tem um ecossistema de reciclagem completo, desde a coleta do lixo, até a fabricação da matéria prima pronta para produção.

São mais de 200 cooperativas que coletam lixo no litoral Brasileiro, É tão bonito de se ver que não consigo mais ver um futuro da BARBA BRASIL sem participar desse ecossistema.

Material reciclado litoral Brasileiro
Cooperativa catando lixo no litoral

Esse material é todo recolhido por essas cooperativas e levado para centro de coletas, e feito a reciclagem.

Material reciclado por cooperativas brasileiras
Centro de coleta do lixo

Essa é a matéria prima que depois irá virar os frascos do Tônico, Booster, Esfoliante, E esses são os primeiro frascos da Barba Brasil a serem fabricados com essa matéria prima que tem um custo mais elevado.

Matéria prima reciclada

Os demais frascos todos estão sendo avaliados as possibilidades de fabricação, mas ainda não temos a solução para todos, como o shampoo para barba, condicionador para barba e outros produtos para barba.

A ideia é trocar todos os frascos possíveis para essa matéria prima, e começamos agora em março de 2020 os primeiros produtos a serem produzidos com esses frascos.

Qualidade dos frascos

Beleza João, mas e a qualidade desses frascos? essa matéria prima não pode contaminar os produtos? vai mudar alguma coisa para pior?

A qualidade dos frascos seguem rigorosamente todas as legislações, e foram feitos testes na fabrica com todos os produtos com 100% de aprovação.

Não existe qualquer tipo de contaminação ou alteração no produto final, o sistema passa por diversas etapas ao qual a matéria prima do plástico fica totalmente descontaminada.

Espero que em breve a gente tenha trocado 100% dos frascos plásticos para essa matéria prima, mas primeiro que a gente ainda tem muitos frascos em estoque, e temos que ir trocando não tem como a gente simplesmente descartar.

Outra coisa é que são frascos diferentes em fabricas diferentes, e algumas fabricas não trabalham com essa matéria prima por questões da gestão da empresa não acreditar na causa ou acreditar no ecossistema.

Cá entre nós se continuarem assim nós que não vamos acreditar na empresa deles e vamos procurar uma solução.

Papel Reciclado

Outra coisa é um papel que enviamos na caixa com todos os produtos para barba, é formato de um papel americano.

Modo de usar dos Produtos para Barba

Esse papel foi criado pela necessidade de o cliente receber o produto e não ter o modo de uso, sim o cara do email estava certo, tem tudo no site, mas as pessoas não voltam lá e perguntam no suporte.

Isso pode até parecer pouco, mas criava uma mão de obra muito grande com as mesmas perguntas sempre.

Além disso tem o fato de o cliente ver um anuncio por exemplo de um Pente Para Barba em Madeira comprar e não conhecer os outros produtos para barba.

Também tem tudo no site, mas cada dia mais as pessoas estão com pressa e não ficam vasculhando todo o site para saber o que nós temos a oferecer.

E essa folha resolveu todos esses problemas, como ela é de papel é mais simples a reciclagem, e até a fabricação de papel já reciclado.

E isso não é uma questão de ser chato ou mimizento, simplesmente por que é o certo e não só a Barba Brasil mas todas as empresas deveriam sim fazer alguma coisa para que nosso planeta não vire plástico (na verdade a situação já está bem feia né?).

Ainda falta muita estrada para a Barba Brasil ser uma empresa 100% sustentável, mas estamos no caminho e acreditamos muito que em breve conseguiremos!

Preços

Como dito anteriormente os sacos plásticos conseguimos até mais baratos, já os frasco aumentaram consideravelmente o valor, e o papel também é mais caro reciclado.

Mas não terá nenhuma alteração no valor final, Não repassaremos os valores para você cliente, e todos os produtos continuaram nos mesmos preços.

Bom pessoal por esse post é isso ai! espero que tenham gostado e se tiver alguma sugestão, deixe aqui nos comentários ou em nossas redes sociais.

Instagram @barba_brasil

Youtube Canal do Youtube

Facebook barbabrasilbeardclub

O post Reciclagem com plástico retirado do litoral Brasileiro apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário