proxemica

O que é proxêmica e como isso pode melhorar suas interações sociais

Aline Ferreira

Você provavelmente já ouviu falar sobre a linguagem corporal e como ela pode fazer toda a diferença no seu comportamento e até em como as pessoas te veem, não é mesmo?

Eu mesmo já falei algumas vezes sobre, então você sabe que essas “habilidades” podem ser uma virada e tanto de jogo para a sua vida amorosa, financeira e muito mais.

Hoje, vamos falar sobre algo que vem da linha da linguagem corporal e pode mudar COMPLETAMENTE como você vê e interage com as pessoas ao seu redor.

Hoje vamos falar sobre a proxêmica, o que é, algumas coisas faladas por ela e como isso é na vida real.

Proxêmica estuda a distância e a proximidade entre as pessoas, como nós agimos em um espaço até em como ele é montado. Apesar de estudar locais e objetos e suas distâncias, nosso foco aqui é 100% na interação humana.

Se você toca no ombro de uma mulher, como você acha que ela pode reagir? Olhar brava, olhar normal, xingar, mandar você tirar a mão dela?

E a resposta que eu te dou é a seguinte: Depende. Pense bem, não vamos olhar a pessoa aqui, mas toda a situação em si, o ambiente faz muita diferença na resposta dessa pergunta.

Se você está andando atrás de uma mulher e encosta no ombro dela por trás para perguntar alguma coisa, provavelmente ela olhará assustada, pois isso não é muito comum.

Se você faz isso indo de frente para ela, também pode gerar medo, pois é algo bem invasivo e ela pode pensar que você fará alguma coisa ruim.

Agora pense no seguinte, você vai em uma balada, já é um lugar apertado, não existe muito limite de espaço pessoa nesses lugares, tocar o ombro dela de lado para falar alguma coisa provavelmente é algo que ela já está acostumada a receber e não assustará tanto.

Entenda, não estou falando de agarrar o braço de uma mulher e sim de toca-la levemente no ombro como se fosse chama-la, você poderia chamar qualquer um assim.

O ambiente muda, porque o espaço interno, o espaço pessoal da pessoa também muda em diversas situações e ambientes. Se você vai conversar com uma mulher a primeira vez em um ambiente aberto, o ideal é que você não fique muito perto dela no início, pois assim você invade o espaço dela.

Vamos entender melhor, existem limites de proximidades, se você ficar cerca de 1 metro da pessoa, provavelmente você não a conhece, se fica um pouco menos, cerca de 40 centímetros, provavelmente essa pessoa é uma amiga, mas se você fica menos de 30 centímetros dela isso já é sinal de uma intimidade maior.

Então, revisando:

1 metro ou mais = qualquer um;

40 centímetros = amigos e pessoas próximas;

30 centímetros ou menos = intimidade;

Você vai perceber casais nessa linha grudados ou bem próximos. Você pode perceber que se você for conversar com alguém que não conhece e essa pessoa começa a invadir esse espaço de amigo ou íntimo seu a tendência é você dar um passo para trás e até achar estranho porque essa pessoa está tão próxima de você.

Você não acha isso esquisito da sua namorada ou de um amigo de anos de história, não é mesmo?

Então, depois disso, vamos as dicas para uma interação mais tranquila, não só com uma mulher, mas com qualquer um.

Mantenha, em espaço aberto, a distância de pelo menos 1 metro da pessoa. Se você está interagindo com uma mulher e quer ver se ela está aberta a você, vá diminuindo essa distância google scholar essay gradativamente e repare se ela se afasta, vira o rosto para outro lado ou se continua a interação normalmente.

Agora vamos diminuir a distância entre você e os produtos Barba Brasil. Clique aqui para conhecer os melhores produtos para barba do Brasil!

 

O post O que é proxêmica e como isso pode melhorar suas interações sociais apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados