Minoxidil-substitutos-tudo-sobre

Minoxidil: Tudo sobre e alternativas

Fabio Vilarino

Atualmente, quando o assunto é crescimento da barba, o minoxidil é sem dúvida o produto mais comentado e difundido, mas será que ele realmente é o melhor produto, ele realmente funciona?

Ele é um medicamento, sendo assim, deve ser usado sob orientação de um médico, isso porque existe o risco de vários efeitos colaterais do minoxidil.

Na concentração de até 5 % você pode adquirir sem receita médica, mas o mais indicado a fazer é consultar um dermatologista antes do uso.

Se você pensa em usá-lo ou tem algum amigo que está usando, confira este artigo.

O que é o minoxidil?

Tipos de minoxidil

O minoxidil é um remédio que foi criado, a princípio, para combater a pressão alta.

Porém, o seu uso tópico (na pele) apresentou o efeito colateral do engrossamento dos folículos pilosos, aqueles pelinhos minúsculos que quase não dá pra notar, principalmente na região da barba e dos cabelos.

Ele atua como um vasodilatador, o seu agente ativo é o sulfato de minoxidil, que estimula a multiplicação das células matrizes do couro cabeludo aumentando o fluxo sanguíneo e consequentemente o surgimento de fios de cabelo mais grossos nesta região.

Quando os pesquisadores descobriram essa propriedade, este produto passou a ser vendido para crescimento de barba e cabelo. O uso mais comum é em contato com a pele, em uma solução de álcool com concentração de 5% de Minoxidil.

No entanto, esse produto possui várias contra indicações e efeitos colaterais que geralmente podem causar problemas em quem usa.

É claro que os efeitos variam de acordo com o organismo de cada pessoa, mas não vale a pena arriscar o uso deste medicamento sem orientação medica.

Onde comprar o Minoxidil com segurança?

 

No Brasil é proibida a venda de minoxidil sem receita medica solução com mais de 5%, contudo, sabemos que aqui existe o famoso jeitinho brasileiro e muitas pessoas vendem (ilegalmente) o minoxidil pela internet com até 15% de minoxidil.

Por isso, você não encontra sites antigos de confiança, pois entra e sai do ar todos os dias lojas online que comercializam esse produto sem as devidas permissões.

Nos EUA é permitido e tem um site bem famoso que é de confiança e vende o minoxidil que é o BIOVEA, porém entramos em outro problema, é um produto importado que vai demorar mais para chegar e ainda pode ser taxado pela alfandega.

Além disso, pode ser confiscado, pois no Brasil não é permitido a venda de minoxidil, então a forma mais segura de comprar o minoxidil é em farmácias com marcas industrializadas brasileiras como o minoxidil ache,

Minoxidil industrializado Brasileiro PANT

Outra opção, é o minoxidil manipulado que é facilmente encontrado nas farmácias de manipulação.

Porém, esse tem um risco maior de não ter a qualidade de um minoxidil industrializado que tem um padrão de qualidade a ser seguido.

Farmácias de manipulação podem ser ou não confiáveis e a suas técnicas de manipulação.

Se escolher essa opção, pesquise a farmácia e também procure referências de pessoas que já usaram para não cair em uma furada.

Efeitos colaterais do Minoxidil do uso tópico (Direto na pele)

Como-usar-minoxidil

 

No caso do uso direto na pele, os produtos mais encontrados são soluções dissolvidas em álcool em diferentes concentrações com 2%, 5%, 10% e até 15% do Minoxidil.

Porém, não se empolgue, a ideia de que com maior porcentagens, maiores resultados, é uma falácia, pois estudos mostram que 5% é a quantidade ideal.

E aumentando a dosagem, não necessariamente melhora os resultados, por isso, produtos industrializados são feitos com essa concentração de 5% podendo dermatologistas indicarem a manipulação de dosagens mais fortes.

O seu uso pode causar os seguintes efeitos colaterais, tanto no cabelo quanto na barba:

  • Crescimento indesejado de cabelos em outras partes do corpo;
  • Coceira pela barba ou couro cabeludo;
  • Aparecimento de caspa na barba ou no couro cabeludo;
  • Perda de cabelo maior que a normal nas duas primeiras semanas, porque o produto induz uma “queda dos fios” para depois estimular o crescimento dos mesmos.
  • Dores de cabeça regulares;
  • Redução na libido (vontade de fazer sexo);
  • Aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a barba e o cabelo mais oleosos que o normal.

Efeitos colaterais mais comuns do uso via oral

 minoxidil-oral-contra-calvicie-homens-que-se-cuidam-b-scaled

O uso via oral é menos comum, mas já existem casos de alguns tratamentos deste tipo no Brasil.

Neste caso, existem alguns efeitos colaterais do Minoxidil que são mais comuns e também podem aparecer com mais facilidade se ocorrer uma sobredosagem da substância, que são:

  • Taquicardia: Aumento do batimento cardíaco;
  • Dor moderada na região do tórax: Sensação de aperto no coração;
  • Debilidade: Fraqueza;
  • Vertigem: tonturas e visão turva ou embaçada. Devido a hipersensibilidade ao Minoxidil, alguns pacientes apresentaram náuseas (enjoo);
  • Suor nas mãos e/ou nos pés;
  • Redução na libido (vontade de fazer sexo);
  • Piora a impotência sexual existente: quem já sofre de disfunção erétil, pode ver a situação agravada devido ao uso deste medicamento causando impotência sexual.

Se sentir alguns destes ou outros efeitos secundários derivados do uso deste produto, deverá procurar ajuda médica com urgência porque estes efeitos podem piorar muito.

Contra Indicações do Minoxidil

O Minoxidil possui algumas contra indicações, então caso você se enquadre em um desses tipos ou conheça alguém que se enquadre, encaminhe este artigo para que essa pessoa não faça o uso dessa substância, sendo estes:

  • Mulheres grávidas ou durante o período de amamentação (sim, elas usam na sobrancelha)
  • Crianças
  • Pessoas com idade acima dos 50 anos
  • Pessoas com pressão baixa

De modo geral, o uso deste produto é muito influenciado por diversas propagandas, porém, antes de iniciar qualquer tratamento é necessário um acompanhamento médico.

Muitas pessoas fazem a automedicação sem consulta médica, o que pode trazer vários problemas de saúde e os efeitos colaterais já citados.

Alguns resultados do Minoxidil

Veja aqui alguns resultados do uso do minoxidil.

São resultados de um ano de uso do produto em cabelo e também na Barba, lembrando que antes e depois do uso em uma pessoa não é garantia de resultados em outras pessoas.

antes-e-depois-minoxidil-no-cabelo

 

Antes e depois resultado minoxidil 1 ano na barba

 

Alguns Resultados do minoxidil em TRANS

Thammy barba com minoxidil

O caso mais famoso que temos aqui no Brasil é sem dúvidas o da Thammy , ela já fez até propaganda para marcas de minoxidil mostrando os resultados que obteve usando o produto e claro, com outras técnicas e instruções medicas no seu processo de transição.

A Barba Brasil apresentou um cliente (foto e instagram abaixo) que após ter feito o uso do minoxidil e não obter resultados satisfatorios passou a usar o os produtos de crescimento do barbabrasil.com que registrou o crescimento e engrossamento da Barba usando o BOOSTER e o GAS suplemento, que falamos mais sobre eles abaixo.

trans resultado minoxidil tonico gas barba brasil

Brenda Oliveira veja o instagram clicando aqui

Tempo de uso do Minoxidil

O tempo de uso do minoxidil normalmente é de 1 ano, os usuários registram novos fios já no primeiro e segundo mês.

Mas não ache que existe um produto milagroso que você vai começar a usar hoje e amanhã já se tornar um lenhador, desmatador da mata atlântica!

Calma que você chega lá com paciência e dedicação.

Uma alternativa natural: Booster 2.0 Tônico de Crescimento Barba Brasil

Existem tratamentos alternativos quando o assunto é o crescimento de barba e um desses produtos é o BOOSTER tônico de crescimento e fortalecimento da Barba Brasil.

Este por sua vez, possui selo de qualidade da ANVISA GRAU 2 (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é feito apenas com produtos naturais, o que não traz riscos e contraindicações.

Com 0 efeitos colaterais!

Esse produto para crescer barba age diretamente na matriz do fio da barba, aumentando o fluxo sanguíneo e revertendo o processo de miniaturização dos folículos pilosos, transformando fios invisíveis em uma barba forte e saudável.

Tudo isso sem a presença do sulfato de Minoxidil.

Booster 2.0 não possui efeitos colaterais e um frasco corresponde a um período de 2 meses de tratamento. Além disso, você ainda desfruta do aroma Firemint (mentolado) que vai ficar bastante tempo na sua barba.

Outro ponto importante é que o BOOSTER 2.0 tônico de crescimento e fortalecimento da Barba Brasil não é feito a base de álcool e permite que você saia ao sol sem maiores problemas.

Quer corrigir falhas ou iniciar o tratamento de crescimento de barba? Adquira já o kit de crescimento de barba e desfrute de uma barba saudável e bonita.

Suplementos alimentares para crescimento de Cabelo e Barba

Outra opção que vem ganhando muita força no mercado são os suplementos alimentares desenvolvidos para fornecerem as vitaminas necessárias que o corpo precisa para produzir pelos.

Foi realizado um estudo sobre a biotina, em que é comprovada a eficácia dessa vitamina no crescimento do cabelo e da barba ( para ler o estudo em ingles clique aqui ).

No Brasil temos o GAS da Barba Brasil que tem essa proposta de ajudar os clientes com o crescimento de cabelo e barba.

gas-suplemento-capilar-para-crescer-barba

Clique aqui para adquirir o GAS da BARBA BRASIL

Para complementar você ainda pode assistir nosso conteúdo em vídeo:

Depois de uma consulta em um dermatologista e ele(a) te receitar o minoxidil veja esse vídeo que dou 12 dicas de como usar o Minoxidil e ter melhores resultados.

Dicas de como usar o Minoxidil e extrair os melhores resultados!

  1. Lave o Rosto Bem – Indicamos usar esfoliantes faciais para esfoliar a pele e ativar a micro circulação sanguínea na região para que tenha maior irrigação na base do folículo. Clique aqui para adquirir o Esfoliante Facial que é feito com sementes de apricot trituradas e menthol que é um excelente estimulante.
  2. Utilize água morna ou uma toalha quente, tome cuidado para não se queimar. Teste a temperatura da água na parte de cima das mãos antes de aplicar ao rosto, isso ajudará abrir os poros para que os produtos cheguem a raiz do pelo.
  3. Seque o rosto antes de aplicar o minoxidil, não aplique com a barba toda molhada que isso pode diluir o produto e o resultado não ser tão eficaz.
  4. Aplique o produto na pele, não adianta aplicar o produto nos fios e ficar encharcando os fios para ter melhores resultados, o produto age da raiz para ponta e não ao contrario.
  5. Massageie bem, não utilize as unhas, massageie com as pontas dos dedos para que o produto seja bem espalhado e chegue em todos os folículos.
  6. Não vá dormir com a barba ou cabelos molhados de minoxidil, espere a pele absorver totalmente o produto para depois deitar no travesseiro.
  7. Hidrate bem sua pele, normalmente o minoxidil resseca a pele com sua solução a base de álcool, então use hidratantes para manter sua pele hidratada e evitar descamações.
  8. Não lave a região aplicada por pelo menos 4 horas e também não reaplique com espaço de tempo menor que essas 4 horas.
  9. Não passe outros produtos antes dessas 4 horas por que eles podem interferir nos resultados.
  10. Não raspe com navalha ou prestobarba se quiser aparar use uma máquina no pente, um para que os fios não entrem para a pele assim você conseguira ver os resultados mais rapidamente.
  11. Quando alcançar seus objetivos não pare imediatamente, vai devagar parando para que não caia os pelos. Exemplo: se você usa 2 x ao dia, passe a usar 1 vez ao dia e depois de uma semana use dia sim dia não, e depois de mais uma semana use 3 x na semana até parar, assim o corpo vai acostumando sem o produto e segura os ganhos. Parar totalmente de uma vez o corpo pode sentir a falta da substância e você perde os fios.

Grupo facebook com usuários de minoxidil e descontos na BIOVEA

No facebook tem grupos que compartilham dicas, resultados e os efeitos colaterais.

O tom de humor da pagina é grande, assim como o engajamento, então para utilizar bem leia essa matéria completa que nela contém a maioria das respostas para sua pergunta, o grupo é muito bom para trocar experiências e resultados entre os participantes.

 

Acessar o grupo do facebook clique aqui

Bem pessoal, é isso ai, qualquer dúvida só nos chamar nas redes sociais ou em nosso site barbabrasil.com

Referências:

 

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados