Entrevista com dermatologista: Como tratar falhas na barba

Entrevista com dermatologista: Como tratar falhas na barba

Aline Ferreira

 

Tudo bem, pessoal ?

Há pouco tempo deixamos um espaço para perguntas sobre falhas na barba e recebemos centenas de perguntas. Então, separamos que apareceram com mais frequência para a Drª Juliana. Vamos lá ? 

João: Oi e boa tarde, Drª Juliana. 

Primeiramente, existe algum produto que preencha as falhas na barba que serve para todo mundo?

Juliana: Apesar de cada pessoa ter resultados individuais, o minoxidil é um produto que costuma ter utilidade para a maioria dos pacientes. 

João: Como o minoxidil funciona?

Juliana: O minoxidil é capaz de prolongar a fase anágena (de crescimento dos fios) e engrossar os pelos.
Importante esclarecer que só funciona em locais que há folículo piloso, daí a importância da avaliação dermatoscópica que é capaz de detectar folículos que não são vistos a olho nu.

João: Finasterida é usado para barba ou somente para prevenção de queda de cabelo da cabeça? Ela causa impotência sexual?

Juliana: A finasterida não costuma ser usada no tratamento de falha na barba, ainda são necessários mais estudos científicos. Em percentual pequeno dos pacientes pode causar diminuição do libido, efeito totalmente reversível com a suspensão da medicação.

João: Alopecia areata na barba tem cura?

Juliana: Alopecia areata ainda não tem cura e sua evolução é imprevisível assim como outras patologias dermatológicas como o vitiligo. É sabido que o estresse e abalos emocionais podem desencadear o quadro.

Na maioria dos casos há repilação e no início os fios podem nascer brancos, retomando a pigmentação na maioria dos casos.

João: Raspar os pelos engrossa?

Juliana: Não. Isso é mito! Na verdade o que ocorre é que a haste capilar é mais grossa perto da raiz, mas quando o pelo cresce assume sua espessura mais fina. Também é mito que barbear todo dia ou mais de uma vez ao dia dá “força” ao pelo.

João: Falha na barba é genético ?

Juliana: Excluindo a possibilidade de alguma patologia, podemos dizer que a falha é constitucional, por questão genética.

João: Existe algum tratamento caseiro para falhas na barba ?

Juliana: Definitivamente não. Tratamentos caseiros costumam ser perigosos e ter complicações.

 

Concluindo você deve procurar um dermatologista para que ele possa te avaliar e te passar o tratamento correto. A Drª Juliana fica aqui em Goiânia na Clínica Lumini.

Esperamos ter ajudado um pouco nesse artigo! 


O post Entrevista com dermatologista: Como tratar falhas na barba apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados