como-secar-a-barba-corretamente

Como secar a barba? Você pode estar fazendo errado

Fabio Vilarino

Você é daquele tipo de pessoa que gosta de sentir o frescor da barba molhada após o banho, principalmente nos dias mais quentes?

Pois então, temos uma má notícia para você! Você sabia que deixar a barba secar naturalmente após o banho pode ser extremamente prejudicial para a saúde dos fios?

Continue lendo este artigo e saiba de forma precisa como você deve cuidar da sua barba logo após o banho.

Acúmulo de Fungos de Bactérias

homem com barba enorme e suja

Ao deixar a barba molhada após o banho para secá-la de maneira natural, esta fica exposta a poluição que vem do ar e se fixa com grande facilidade nos fios da barba, o que pode causar a queda dos fios.

O ambiente úmido também fica propício ao acúmulo de fungos e bactérias, que vão acabar por destruir o ambiente em que eles estão se proliferando, no caso a sua barba. Os efeitos dessas bactérias variam de acordo com o seu tipo e a sua quantidade, como caspa, queda dos fios e mau cheiro.

Caso você esteja com calor e queira sentir a sua barba refrescante por um tempo prolongado, você pode usar um balm de barba para obter esse efeito.

Como Secar a Barba Corretamente

cabeleireira penteando barba do homem com secador no salão

Pré-Enxague

Após lavar seus pelos com um shampoo de barba, use os dedos das mãos entreabertos passeando sobre a sua barba para retirar o excesso de água. Tome cuidado para não puxar os fios com muita força, pois você pode acabar arrancando alguns fios acidentalmente.

Seque com uma Toalha

homem secando a barba com toalha mágica
Créditos: toalhamagica.com.br

Use uma toalha para secar o rosto com cuidado, pressionando contra os pelos várias vezes. Evite esfregar a toalha na barba porque pode acarretar diminuição do volume, danos nos fios, descamação da pele, pontas duplas e problemas no crescimento dos fios (se você estiver fazendo tratamento com tônico ou minoxidil).

Finalização

Antes de finalizar, é fortemente aconselhável que você use um óleo de barba para proporcionar uma melhor hidratação a cada um dos fios, afinal, a barba possui a capacidade de ressecar a pele porque ela necessita de muito óleo para se manter hidratada.

Use um secador  junto com um pente de madeira ou escova de madeira para dar o ajuste final. Ajuste a temperatura para um nível frio e deixe o secador mais ou menos 15 cm da barba para evitar o ressecamento dos fios. No caso de querer usar o secador no modo quente indicamos usar um spray de hidratação a seco antes para aplicar uma camada protetora aos fios da barba.

Alinhe a sua barba de acordo com a sua preferência e, lembre-se, nunca mais deixe a sua barba secar naturalmente!

Quer saber mais? Leia este artigo sobre motivos para hidratar a sua barba.


O post Como secar a barba? Você pode estar fazendo errado apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário