como-pintar-a-barba

Como pintar a barba: o fim dos fios brancos

Fabio Vilarino

Você sabia que é possível pintar a barba e tingir os pelos?

Você gostaria de esconder fios brancos ou variar o estilo da sua barba através da cor?

Algum amigo seu já realizou o procedimento de tingimento de barba e você se inspirou a realizar também?

Então, esse artigo foi feito para você…

Motivos para pintar a barba

George Clooney grisalho

Existem vários motivos que podem levar um homem a querer tingir a barba, seja uma mudança de estilo, a uniformização das cores dos fios, mas, principalmente, esconder os fios grisalhos.

Então, se você você possui alguns fios grisalhos e possui o costume de tingir o cabelo, saiba que é perfeitamente possível realizar o tingimento dos fios da face e poder desfrutar de uma barba bonita e uniforme.

Caso queira passar um aspecto mais jovial, também seria interessante realizar o tingimento de barba, principalmente se você estiver concorrendo a um emprego em uma área onde o público mais jovem é requisitado, como empresas de publicidade, por exemplo.

Existem basicamente 2 tipos de tingimento, o tingimento permanente e o tingimento semipermanente.

Tingimento Semi permanente

homem velho com barba grisalha longa tingindo a barba

O tingimento semi permanente, como o próprio nome já sugere, é um tingimento que usa um corante que tem eficácia durante um período limitado de tempo.

Isso ocorre pois a tinta não penetra nas camadas mais profundas da barba. Dessa forma, a camada de ação do corante fica apenas nas camadas mais externas da barba, sem causar nenhum tipo de reação química, apenas a fixação do corante nos fios.

A maioria desses tipos de corantes é muito fácil de aplicar e já vem com um pincel próprio para a aplicação, isso faz com que você possa mudar diariamente a cor da sua barba ou apenas quando desejar.

Em contrapartida, esse tingimento dura apenas um curto período de tempo e tem que ser renovado diariamente na maioria das vezes.

Tingimento Permanente

homem mostrando como pintar a barba

O tingimento permanente não vai durar a vida toda, obviamente, mas vai durar alguns meses sem a necessidade de dar retoques diários.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a escolha da cor, pois uma vez que ele esteja aplicado, você terá que ficar com aquela cor durante um bom período de tempo.

Mas não se preocupe tanto, as tintas permanentes são feitas para dar um aspecto mais natural do que as tintas temporárias, mas existe um menor número de cores para serem escolhidas.

As tintas permanentes são feitas com uma mistura de peróxido de hidrogênio e amônia em conjunto com um agente corante, dessa forma é possível realizar a fixação duradoura da cor em cada um dos fios.

Por este motivo, é fortemente recomendado que você procure o seu barbeiro para fazer esse procedimento, afinal, qualquer deslize vai acompanhar o visual da sua barba por um bom tempo.

Após a pintura, é extremamente recomendável que você use apenas produtos próprios para barba, caso contrário, a tinta da sua barba pode sair rapidamente, ou pior, criar algumas falhas e “pontos fracos” em alguns pontos da barba.

Você pode usar, por exemplo, um shampoo de barba da Barba Brasil, que é feito exclusivamente de produtos naturais e vai preservar por mais tempo o corante da sua barba.

Quer receber mais dicas e conteúdo sobre barba? Então, segue a gente lá no Instagram @barba_brasil.

O post Como pintar a barba: o fim dos fios brancos apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados