como-se-dar-bem-entrevista-de-emprego

Como Passar em um entrevista de emprego

Aline Ferreira

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas, segundo divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é um dado um pouco assustador não concordam? Tem cada vez mais gente desempregada no Brasil e ficando mais difícil de arrumar um emprego também.

Com isso, podemos dizer que, quando tiver alguma vaga de emprego ofertada, teremos muitos concorrentes desejando também essa oportunidade.

Quem nunca passou por aquela ansiedade e nervosismo em buscar uma nova oportunidade de trabalho e não sabia como se comportar em uma entrevista? Podemos ter um bom currículo, com boas experiências, mas as vezes não é o suficiente para ganharmos a vaga, pois na entrevista faltou aquele algo a mais que nos daria uma melhor capacitação na hora de ser escolhido.

Nem sempre as vagas vão ser concorridas por essas pessoas que estão desempregadas, há outras pessoas que já tem seus empregos, mas desejam trocar de cargo ou área que atuam, isso aumenta ainda mais o índice de procura por alguma vaga.

Eu mesmo já tive essa dificuldade e contei com ajuda de amigos para acalmar e saber como me portar diante de uma entrevista de emprego. Por isso passarei algumas dicas que vão ser uteis a você assim como foi pra mim, podendo aumentar a sua chance na hora de ser selecionado.

A primeira impressão é a que fica, uma frase bastante ouvida por nós, então vamos começar com a roupa adequada. Nada de exagerar na roupa, normalmente vai com a roupa que você usaria no dia a dia habitual da empresa, por isso alguns cargos seria bom ir mais social.

Tente não usar nada muito colorido e sem estampas extravagantes. Uma roupa confortável e elegante já é essencial. Já vimos aqui dicas de como se vestir bem, clique aqui para relembrar.

Busque sempre chegar com antecedência ao local da entrevista, então se programe para sair mais cedo de casa. Lembre-se sempre que pode haver imprevisto no transito, tanto se for com veículo próprio ou de transporte público, por isso busque informações de acidentes nas principais vias até o local. É sempre bom chegar cedo, pois mostra que você está comprometido com a vaga e que você tem responsabilidade com os horários.

Após chegar no local, mantenha-se bem postado, cabeça sempre erguida, com aparência confiante e aja naturalmente. Sempre que for cumprimentar o recrutador, de um aperto de mão firme e busque olhar sempre nos olhos essa hora e se apresente com bastante cordialidade e um sorriso.

Na entrevista, você pode estar presente por mais de um recrutador, aja com naturalidade e sempre olhe para aquele que está falando contigo. Eles vão analisar a sua linguagem corporal também, por isso sente de maneira adequada e confortável.

Utilize sempre uma linguagem formal, nada de palavrões ou gírias que você possa utilizar corriqueiramente, mas também tente não ser muito formal a ponto de ser chato.

Sempre diga a verdade quando for lhe perguntado algo, mas com bom senso para não expor algo negativo na empresa que você atua ou já atuou. O bom senso é primordial nessa hora. Sempre de o devido destaque as suas qualidades e busque estar disposto a melhorar algum defeito, transformando em oportunidade de crescimento.

Busque sempre ter um conhecimento sobre a empresa e o cargo que você almeja, mas ao mesmo tempo aproveite essa entrevista para fazer perguntas que possam ajudar a você a entender a fundo as funções que você ira ter. Isso vai mostrar o quão interessado esta pela vaga.

Aproveite que o seu visual é um fator importante na hora da entrevista, e cuide bem do seu cabelo e sua barba, entre no barba brasil e veja os melhores produtos e tendências para você causar uma boa impressão.

Essas dicas com certeza vão ser bastante uteis a você, e ajudarão a dar um passo a frente para ser selecionado e aprovado.

Deixe abaixo um comentário contando sobre as suas experiências.

O post Como Passar em um entrevista de emprego apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário