como-fazer-churrasco

Como fazer um churrasco perfeito – Garantido!

Fabio Vilarino

 

Está pensando em fazer um churrasco, já convidou todos os amigos, mas não sabe nem diferenciar os cortes das carnes? Fazer um bom churrasco é essencial para fazer com que as pessoas voltem na sua casa em outras oportunidades.

Além do mais, todo barbudo de responsa deve saber fazer um churrasco com padrão de excelência alto.

Escolha do cortes de carne

carne de porco no churrasco perfeito

Primeiro passo para um churrasco perfeito é a escolha de uma carne de qualidade e de boa procedência. Escolha carnes de primeira, como alcatra, filé mignon, picanha, lagarto, contra filé, coxão mole ou maminha.

Os cortes de primeira, em geral, são apetitosos e suculentos, fazendo com que o seu churrasco fique mais gostoso. A costela também é um bom corte, mas essa deve ser assada com os ossos voltados para brasa. Somente pouco antes de servi-la, deve ser virada para brasa para dourar.

Linguiça e asinha de frango também são boas pedidas para o seu churrasco. Se você é iniciante, tome cuidado com a quantidade de pimenta na linguiça, preferindo as sem pimenta.

Já a asinha de frango é muito fácil de acertar o ponto, diferentemente da coxa que é muito comum ficar crua por dentro ou queimada por fora.

Temperos

temperos diversos

Você pode ter uma carne de qualidade, saber fazer o ponto adequado, mas se não tiver tempero, não vai ter sabor! Nem sempre só o sal é o suficiente para fazer uma boa carne. Isso mesmo, não basta só o bom e velho sal grosso.

Os temperos também podem interferir em outro fatores, como a maciez e suculência da carne. Então, por isso separamos alguns temperos que você pode experimentar no seu churrasco com moderação.

Alho: O alho dá um sabor especial quando colocado amassado em pequenas quantidades em cima da carne.

Marinada de laranja: deixe a carne de molho em suco de laranja espremido na hora. Aumenta a maciez da carne sem deixar sabor.

Azeite de Oliva Extra Virgem: Esse é capaz de dar mais suculência à carne. Se você faz uma carne mais bem passada, é bem capaz que ela seja um pouco seca, o azeite extra virgem ajuda a dar essa suculência e melhorar o sabor.

Ervas Frescas e Especiarias: Alecrim, cominho, salsinha e tomilho são ervas excelentes para dar um sabor diferenciado a sua carne, porém, bastante cuidado com as quantidades. Pergunte aos seus amigos se eles gostam dessas ervas antes de servir algo com elas.

Acompanhamentos

farofa para um churrasco perfeito

A maioria dos homens comem só carne e cerveja num churrasco, mas as meninas sempre gostam de um acompanhamento, principalmente se for no horário do almoço! Por isso, separamos alguns acompanhamentos para você servir para os seus convidados.

Arroz Branco Soltinho: Esse é aquele bem simples, mas que não pode faltar de forma alguma. É importante que esse seja bem temperado com alho e azeite de oliva extra virgem.

Farofa Crocante: Uma farofa de lombo de porco picada, cebolinha e alguns temperos é um excelente acompanhamento que combina com picanha e outros tipos de carne.

Vinagrete: o tradicional molho campanha feito com 2 cebolas, 2 tomates, meio pimentão verde. Pique tudo e acrescente 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco e 2 colheres de azeite.

Salada de batata bolinha: Essa pode ser servida gelada ou quente. Basta cozinhar a batata, temperá-la com sal e ervas, espalhar a maionese e está pronto o acompanhamento.

Cerveja de Qualidade

cerveja para churrasco perfeito

Todo churrasco precisa ter cerveja… E cerveja de qualidade! Se é você que vai comprar as bebidas para os seus convidados, pergunte para eles qual cerveja eles gostariam de beber.

Esqueça aquelas cervejas super baratas, elas podem queimar o seu filme. Também considere trazer algumas cervejas diferentes da cerveja Pilsen. Confira um de nossos artigos onde falamos sobre diferentes tipos de cerveja e escolha uma dessas para dividir com seus amigos.

E lembre-se, beba com moderação.

Então, quem é que você vai chamar para um churrasco na sua casa ou no seu condomínio? Compartilhe esse post com os seus amigos que estão precisando dessas dicas.

O post Como fazer um churrasco perfeito – Garantido! apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário