como-fazer-barba-corretamente

Como fazer barba corretamente? Aprenda aqui

Aline Ferreira

Tem muitos caras por aí que até ostentam um volume maneiro no rosto, mas, se você prestar atenção, os fios e o estilo não combinam com a pessoa. Afinal, se você quer meter aquela bronca de lenhador, não basta apenas deixar os pelos crescerem e abrir mão dos cuidados básicos.

Pensando nisso, preparamos este post com um assunto essencial e primordial na vida de qualquer barbudo de plantão: afinal, como fazer a barba corretamente? 

Se você acha que já manda bem ou que se trata de uma prática fácil e simples, sugerimos ler o post até o final e comparar nossas dicas com o que tem feito em casa. Afinal, há técnicas e produtos específicos que podem tornar o seu barbear e a sua aparência muita mais da hora.

Quer conferir? Então, sem mais delongas, barbeador e tesoura na mão e bora começar os trabalhos! 

Capriche na limpeza da barba

Antes de saber como fazer a barba corretamente, é fundamental que a pele e os fios estejam devidamente higienizados. Isso porque higiene e limpeza são essenciais para o crescimento e fortalecimento dos pelos depois de aparados ou raspados! 

A força dos fios se concentra, basicamente, no bulbo (aquela pontinha branca que fica por dentro da pele). Ou seja, ali é o foco para incentivar o crescimento e dar a manutenção básica da barba. Nenhum outro produto é capaz de fazer uma limpeza mais profunda nos poros da pele do que o esfoliante facial, que vai permitir tirar os folículos mortos, hidratar e “abrir o caminho” para outros fios crescerem. 

Sendo assim, o primeiro passo para uma barba estilosa é dar aquela moral com um shampoo e condicionador específicos, dar uma exugadinha e aplicar o esfoliante em toda a região dos fios. 

Evite água muito quente 

Ainda no processo de limpeza, opte sempre por água fria ou, no máximo, morna. Afinal, a água muito quente pode ressecar os fios e até mesmo a pele, o que não é o objetivo de nenhum barbudo, concorda?

Feito isso, busque secar a barba com uma toalha limpa e, de preferência, exclusiva para ela (assim, você evita algum tipo de transmissão ou sujeira). Por fim, se quiser, pode usar um secador — desde que ele esteja ligado apenas na ventilação e sem aquecer muito, pelo mesmo motivo da temperatura da água, combinado? 

Faça o desenho da barba 

Ninguém precisa ser barbeiro profissional para fazer a barba sem ter um estilo definido! Quer uma dica irada e perfeita para mandar superbem no corte? Então, procure um pente alinhador! Se nunca ouviu falar, agora você vai perceber quanto tempo perdeu em frente ao espelho, tentando traçar as linhas perfeitas no seu rosto. 

Esse acessório tem um design certinho que se encaixa no rosto, com curvas e ângulos perfeitos. Basta você aproximá-lo da barba e, com a ajuda de um delineador, rabiscar a bochecha, seguindo o desenho do pente. Ou seja, a parada é tipo uma forma de barba, no qual você vai precisar apenas raspar até onde está o rabisco! Moleza, né? 

Conte sempre com um bom gel para barbear

Para ser bem sincero, o gel para barbear é o item mais substituível na vida de um barbudo — e, cá entre nós, se você tiver um bom balm, saiba que ele poderá ser mais útil do que imagina. Afinal, ele serve para hidratar, modelar e dar aquele brilho impecável na barba! Mas sabia que rola fácil se barbear com ele também?  

Isso mesmo! Então, se você já tem esse produto em seu kit de barba, nem esquente em procurar gel ou qualquer outro item que só vai ter uma única finalidade. Seu bolso agradece e o resultado é perfeito! 

Use uma lâmina nova 

Você quer aprender a fazer a barba ou quer brincar de jogos mortais? Brincadeiras à parte, não dá pra arriscar usar navalhas ou barbeadores cegos, velhos e muito menos enferrujados! Aí não há cosmético que adiante, né? Nada de economizar com isso: quando a lâmina não estiver mais deslizando legal, não hesite em substituí-la por uma nova e garantir um corte sem incômodos ou machucados. 

E qual é o melhor sentido para raspara barba? A nossa indicação é sempre seguir o sentido dos fios e passar a lâmina de forma suave. Lembre-se de que é a boa afiação que faz o barbear legal, e não a força ou a repetição aplicada na pele! 

Penteie e apare os fios rebeldes 

Feito o desenho certo e raspado as laterais, se tiver um volume considerável, a dica é contar com um bom pente para barba. Dê aquela alinhada perfeita, desembaraçando os nós e identificando os fiozinhos mais chatos e rebeldes. Depois, tesoura neles — assim, você vai fazer uma manutenção frequente e definir melhor o tamanho e o estilo de sua barba! 

Dê aquele “tapa” especial no visual 

Barba nova e é hora de dar aquele toque final! Para isso, indicamos um bom óleo para hidratar e dar brilho, uma boa cera para modelar o bigode e, voltando a uma dica anterior, o velho e indispensável balm para completar a hidratação e finalizar o visual com chave de ouro! 

Por fim, para quem quer mais volume ou gostaria de preencher falhas indesejáveis, vale a pena investir em um tônico capilar, aproveitando que os poros estarão mais abertos, os pelos mais rentes e novos e a pele mais hidratada. 

Essas são as nossas dicas essenciais sobre como fazer a barba corretamente! Como vimos, dá para fazer tudo em casa, sem gastar uma grana toda vez no salão — e o segredo está, basicamente, nas boas práticas e nos cosméticos certos. Sabendo disso, agora é com você! Monte já o seu arsenal e mostre ao mundo a barba mais maneira de todas! 

Gostou deste post? Então, agora que você já sabe como se barbear sem cortes e gastos excessivos, aproveite a sua visita e veja como estimular o crescimento da sua barba de forma simples e prática

O post Como fazer barba corretamente? Aprenda aqui apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário