acabar-com-as-caspas

Como eliminar caspa na barba

Aline Ferreira

barba-com-caspa

Se você achava que era só problema de cabelo, está enganado! A caspa na barba também pode pegar muito cara desprevenido e sem saber o que fazer ao ver aqueles folículos caindo do rosto.

Apesar de ser uma situação chata e que impacta diretamente na sua apresentação, eliminá-la de vez é totalmente possível e requer apenas alguns cuidados.

Pensando nisso, a gente preparou este post para mostrar algumas dicas sobre como acabar com a caspa na barba e se apresentar sem preocupação alguma. Bora conferir?

Quais são os motivos do surgimento da caspa na barba?

As caspas podem aparecer por diferentes motivos, desde questões genéticas até falta de cuidados especiais. Basicamente, ela se apresenta por um desequilíbrio na produção de óleo pela pele, causando um ressecamento acima do normal — o que faz os folículos caírem.

A seguir, confira algumas das causas mais comuns.

Questões genéticas

A caspa na barba pode ter origem genética — quando a pessoa herda ou nasce com uma predisposição para uma pele mais seca e com necessidade de uma hidratação complementar mais intensa.

Normalmente, nesses casos, o ressecamento ocorre também em outras partes do corpo, como no couro cabelo, no rosto e nos membros. O jeito é redobrar a atenção para ingerir bastante líquido e sempre contar com produtos hidratantes. Se não surtir efeitos, procure um médico!

Cosméticos usados de forma incorreta

Você nunca teve caspa no cabelo, mas começou a perceber a presença dela na barba? Isso pode ocorrer quando o barbudo insiste em usar qualquer produto no rosto, o que é um erro!

Por exemplo, shampoo de cabelo não é a mesma coisa que um específico para a barba, justamente porque o couro cabeludo é mais oleoso — e esses cosméticos agem para controlar isso. Ao aplicar o mesmo produto no rosto, a tendência é ressecar também a pele, sacou?

Ato constante de coçar ou passar a mão na barba

O atrito da unha no rosto — ou, até mesmo, de um pente impróprio — pode aumentar a quantidade de caspa na barba e chamar ainda mais a atenção. Portanto, evite esse contato direto e busque sempre movimentos suaves, além de investir em um bom pente de madeira que não cause irritação.

Se estiver coçando muito, aposte em cosméticos e produtos para a hidratação da pele.

Costume de tomar banho com água quente

Quem sofre com caspa na barba já deve ter se ligado que o banho quente agrava ainda mais a situação. Afinal, a água em temperatura mais elevada acaba ressecando a pele, e as partes que já são mais secas naturalmente, como o rosto, costumam descamar com mais facilidade. Não precisa encarar aquela ducha gelada, mas evite banhos muito quentes.

A barba cria um ambiente mais escuro, propício para a formação da caspa. Sendo assim, tome alguns cuidados para que ela não se desenvolva e inicie o tratamento assim que perceber a escamação, para que a condição não se agrave.

Como prevenir a caspa na barba?

O segredo da prevenção e eliminação da caspa na barba é a hidratação. Além disso, ela dá um outro visual para quem cultiva um volume no rosto, né?

Pensando nisso, veja algumas dicas para preveni-la!

Use apenas shampoo para barba

Como dissemos, usar shampoos para cabelo e sabonetes podem piorar a situação, irritar a pele e deixar seu rosto mais seco — causando a escamação.

Limpe bem a sua barba com shampoos específicos, feitos com ingredientes naturais — como chá verde e broto de bambu, que vão diminuir a irritação e a coceira.

Complemente a limpeza com um esfoliante

Usar esfoliantes no rosto, pelo menos duas vezes por semana, é uma ótima pedida. Depois, com a barba bem limpa, seque-a com secador (vento lento), sem aquecer muito os fios.

A pele do rosto deve estar sempre bem hidratada. Porém, sem excessos para não provocar espinhas por deixá-la muito oleosa.

Aposte em um bom óleo para barba

O óleo para barba foi desenvolvido para a região do rosto, mantendo os fios e a pele em harmonia.

Quem já apresenta as caspas deve seguir os passos anteriores todos os dias. Após secar a barba, aplique o óleo quatro vezes ao dia, para deixar os fios bem hidratados.

Lembre-se de que ele só pode ser usado com a barba bem limpa e seca. Portanto, lave-a sempre que você perceber que ela está suja ou engordurada — seja por conta de algo que comeu ou pelo suor do rosto.

Capriche na alimentação

A alimentação também está diretamente envolvida com as caspas. Em homens, é comum ter alergia de produtos derivados do leite e do trigo. Reduzir os carboidratos da sua dieta também pode ajudar, afinal, os açúcares alimentam os organismos que produzem a escamação.

Portanto, busque uma dieta mais equilibrada e saudável para a reposição de líquidos, como o consumo de frutas, legumes e outros alimentos com essa função. Por fim, não deixe de se hidratar durante o dia e carregar a velha garrafinha de água.

Essas são algumas dicas de como evitar a caspa na barba, já que se trata de um problema que atinge muitos caras legais e que, por vezes, ficam perdidos ou gastando com soluções nada eficientes. Reforçamos a ideia de que o segredo principal está nos cuidados básicos com a hidratação, um bom kit de cosméticos específicos e hábitos de vida mais saudáveis. Feito isso, pode dizer adeus a esses indesejáveis folículos no rosto.

Curtiu? Quer conferir um “arsenal” perfeito para combater a caspa na barba e ainda estimular o crescimento dos seus fios? Então, conheça esse kit completo com 4 produtos essenciais na vida de qualquer barbudo!

O post Como eliminar caspa na barba apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário