FRETE GRÁTIS  | 6x sem juros

como-atingir-metas-financeiras

Como atingir suas metas financeiras pessoais

Fabio Vilarino

Você começou o ano com a meta de juntar dinheiro para trocar de carro, mas sabe como é, né? Vários imprevistos, nem sempre sobra dinheiro no fim do mês para guardar, quem sabe no ano que vem…

Chega de desculpas! Definir metas sem objetivos e um plano de ação que deve ser executado é o caminho mais fácil para falhar no cumprimento dela.

Mas, agora, nós vamos te mostrar o passo a passo de como traçar metas congruentes e realizá-las.

 

Definindo uma meta tangível.

alvo e setas espalhadas

Antes de começar a fazer o seu planejamento, é preciso definir uma meta tangível e realizável. Traçar metas surrealistas vai fazer com que você se frustre muito rapidamente e desista dos seus objetivos.

No entanto, a meta precisa ser ao mesmo tempo desafiadora, afinal, é substancialmente necessário que ela seja uma meta razoavelmente difícil de atingir para que você se sinta motivado a cumpri-la.

Que tal reservar o dinheiro equivalente a 6 meses do seu salário fixo no período de 1 ano? É uma meta desafiadora que fará com que você saia da zona de conforto e procure renda extra.

O ideal é que você use o conceito de meta SMART, que se divide em 5 atributos:

S (Específico): A meta tem que ser específica e não abstrata, por exemplo: poupar R$ 10.000,00.

M (Mensurável): Deve ser possível mensurar o seu progresso, ou seja, a meta não pode ser abstrata.

A (Atingível): A meta precisa estar dentro da sua realidade, mas ao mesmo tempo ser desafiadora.

R (Relevante): A meta precisa ter alguma relevância para você, caso contrário, você não se sentirá motivado em cumpri-la, um exemplo de meta pode ser juntar dinheiro para morar sozinho ou juntar dinheiro para se mudar de cidade.

T (Temporal): É necessário que seja estabelecido um prazo limite para o cumprimento da meta, caso contrário, você não terá parâmetro de chegada para a análise do seu progresso em relação à meta estabelecida

Planejamento financeiro de longo prazo.

homem analisando quadro de dados

Agora que você tem a sua meta SMART, você precisa criar e executar um plano de ações para que seja possível realizar essa meta.

O primeiro passo é revisar as suas finanças pessoais e os seus gastos com base no seu salário mensal. No máximo 65% do seu salário deve ser usado para pagar as suas contas e dívidas básicas de sobrevivência. Todo o resto deve ser dedicado a investimentos e lazer.

Dedique uma porcentagem da sua renda para ser investida em algum fundo para a sua meta. Mesmo assim, provavelmente, esse dinheiro não será necessário para honrar com o seu objetivo.

Então, você vai precisar de uma renda extra, existem vários serviços que você pode oferecer a troco de uma renda extra, vou citar alguns aqui:

  • Vender serviços de consultoria.
  • Criar e vender cursos.
  • Trabalhar como barman ou barwoman.
  • Entre vários outros serviços de freelancer.

Outro ponto importante é avaliar a sua vida financeira e cortar gastos desnecessários, para que você consiga poupar mais.

Use um aplicativo de gestão financeira.

homem mexendo em applicativo de gestão financeira

Vamos usar a tecnologia ao nosso favor… Com um bom aplicativo de gestão financeira, você terá um controle muito maior sobre os seus gastos, vai saber para onde o dinheiro de fato está indo e também poderá acompanhar o progresso da sua meta.

A grande maioria desses aplicativos possuem funções automáticas de geração de relatórios de gastos (GuiaBolso, por exemplo), também é possível controlar o progresso em direção a sua meta, saber qual a porcentagem de lucros é proveniente do seu salário, rendas extras e muito mais.

Alguns ainda possuem a função de integração direta com a sua conta bancária, sem riscos de roubo (o aplicativo usa a senha de visualizações e não de realizar transações), assim, você nem precisa dizer onde foi gasto o dinheiro, o aplicativo detecta automaticamente se o dinheiro foi para o supermercado ou para farmácia.

Gostaria de receber mais dicas como essas? Inscreva-se para receber nossos artigos assim que eles forem produzidos!

 

O post Como atingir suas metas financeiras pessoais apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados
 
Carregando Ambiente Seguro