Caspa na Barba: Dicas de como evitar e como tratar

Caspa na Barba: Dicas de como evitar e como tratar

João Júnior95 Comentários

A caspa na barba, também chamada dermatite seborreica na barba, é uma condição muito comum da pele, que tende a afetar o couro cabeludo e a barba, mostrando sinais como pele escamosa, queixo rachado e irritação por barbear a seco.

Se você tem uma barba longa e sente uma irritante sensação de coceira, certamente sabe o que estou me referindo: descamação frequente do rosto, pele vermelha e caspa e às vezes até pele fedorenta devido à crosta oleosa.

Não é nada agradável ver enormes pedaços de caspa branca em sua barba, mas existem soluções.

Causas da caspa na barba

Em quase todos os tipos de pele existe um fungo, chamado Malassezia, encontrado na pele de humanos, sob a barba. Esse fungo chamado Malassezia cresce nas áreas mais oleosas da barba, que geralmente coincidem onde as glândulas sebáceas estão presentes: entre as quais encontramos o couro cabeludo e a face.

O fungo ajuda a dissolver o sebo, que lembramos ser o óleo produzido naturalmente como proteção e lubrificante pelas glândulas sebáceas, deixando para trás o ácido oleico, que é o agente irritante da barba.

Além disso, quanto mais oleosa for a sua pele, maior a probabilidade de você hospedar o Malassezia na pele do rosto e também em grandes quantidades, tudo isso se traduz em mais ácido oleico e mais seborreia no rosto e caspa na barba.

A segunda razão pela qual sofremos de caspa na barba pode ser por causa da regeneração de células. De fato, em algumas pessoas, isso acontece a cada 30 dias, enquanto em outras pode ser em um período mais curto, chegando a 2 ou 7 dias! Isso significa que nosso corpo produz nova pele, deixando para trás muita pele morta.

Como se livrar da caspa na barba

Antes de remover definitivamente a caspa, é necessário ter um plano de esfoliação facial preciso, que remova os resíduos de sujeira e células mortas aninhadas entre a pele. Após a esfoliação da barba, a produção natural de óleo e sebo pela pele deve ser mantida afastada, o que envolve:

  • Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gorduras hidrogenadas
  • Beber bastante água para hidratar e manter a pele e a barba elásticas
  • Realizar esfoliações para a pele pelo menos 1-3 vezes por semana, com a consequente lavagem e hidratação regular da barba. Se necessário, aplique uma loção que não seja alcoólica para amaciar a barba. O álcool piora a dermatite, deixando a pele seca e escamosa.

Esfoliação da pele

A cura definitiva para a caspa provavelmente não existe, pois é um problema genético e recorrente, que pode reaparecer várias vezes ao ano.

Um bom shampoo de barba, combinado com a ação final de um óleo vegetal de barba, deve conter os casos mais leves de caspa na barba.

Assim, sempre escolha um pente ou um pincel de barba com cerdas macias, para não irritar muito a pele já sensibilizada pela caspa na barba.

Além de deixar sua barba macia e disciplinada, ele também redistribui os óleos naturais da barba por todo o comprimento da barba, protegendo-a de detritos e resíduos.

Lavando a barba

O cuidado com a barba é importante e lavar a barba é um dos remédios mais comuns para se livrar da caspa.

Não use o mesmo shampoo para lavar o cabelo, pois ele é muito agressivo para uma pele que já está bastante irritada. Concentre-se em um bom shampoo de barba e um bom óleo.

Também é importante massagear suavemente o shampoo na barba, com massagens lentas, mas completas, para alcançar a parte interna da pele.

(Deixe o shampoo agir, deixando-o descansar na barba por 2-3 minutos e, em seguida, prossiga com uma lavagem profunda e intensa.) essa parte aqui pode retirar pq shampoo não se deixa agir somente lava e tira.

Não use água extremamente quente ou morna, pois ela torna a pele ainda mais seca e aumenta a caspa na barba.

Faça uma hidratação na barba

Qualquer que seja a causa da caspa na barba, o uso de produtos hidratantes pode ajudar a melhorar a situação e promover o bem-estar da pele.

Nesse caso, um óleo de barba pode ser bom, assim como um condicionador de barba de qualidade ou creme para o rosto.

Também existem remédios naturais, como o óleo de coco, que, pode ser aplicado à barba, trazendo benefícios significativos!

Se tudo falhar

Se o problema da caspa afeta a barba ou até o cabelo há algum tempo e você não consegue se livrar dela, então é o caso de consultar um dermatologista no seu plano de saúde individual.

Embora não seja um problema sério, como já dissemos, a caspa pode ser causada por um fungo, e o uso de cremes fungicidas específicos pode realmente conter o problema de uma vez por todas.

No entanto, estes devem ser prescritos por um dermatologista, que poderá diagnosticar a causa e direcioná-lo para o produto que melhor se adapte às suas necessidades.

95 Comentários

RbSKNtcz
RbSKNtcz
jTEWdSwt
sNIFtaKPzV
sNIFtaKPzV
EfLCoYQxhavRltVI
fwbWhKmMvOX
fwbWhKmMvOX
jVZEJwHfgD
SJqUWKYQy
SJqUWKYQy
pOGIovXfDjKQl
TjwvgDPYBHoA
TjwvgDPYBHoA
pblYXGUIPvMZz
GSiJtwqfjO
GSiJtwqfjO
kRKiAQGyuLOXaPzl
ZoQRXBkjs
ZoQRXBkjs
hzeKrsnokJvF
QsCZwvGb
QsCZwvGb
TydsHOcfCaXhxYP
zcsqElrBmM
zcsqElrBmM
FmLyAEqUto
sGlJcQgbDUqfi
sGlJcQgbDUqfi
qfzmlbuJNQc
abEljzYrqkeQLBFI
abEljzYrqkeQLBFI
fmDvBMIYLCRTWz
DLqgMGXcE
DLqgMGXcE
wtSksnrD
OeasHNJFPRrQVX
OeasHNJFPRrQVX
jdYCKTzD
azZPUpKxlAQ
azZPUpKxlAQ
ArUBsyZIpNjqbYS
OzinmfLtbEGSYI
OzinmfLtbEGSYI
GRghXVPHzbN
sPenVcTudjRH
sPenVcTudjRH
KQrJfyiBbOExav
ejGxVrhaiNtA
ejGxVrhaiNtA
QxKmduIOBHYoPg
DKIyohmRlPj
DKIyohmRlPj
HquzPQxwjUJYZsGn
WgEUeAcfqLyMjv
WgEUeAcfqLyMjv
GNJUdzWIfhXYcou
vcLQTCpD
vcLQTCpD
chONgEYiFJ
TgbhlBvUNYPQMj
TgbhlBvUNYPQMj
meMqpgZAfXLVdhNy
PRqrSEvjGp
PRqrSEvjGp
XeEaKwAUDTBY
WBjLepgciwkSvFn
WBjLepgciwkSvFn
STFODYeBa
DiyFfAoEbBwT
DiyFfAoEbBwT
MzFXgvwlQux
saOfYndCmJhADu
saOfYndCmJhADu
yXepwLkSgxFf
VnbRAXlhDYxuZayj
VnbRAXlhDYxuZayj
ZEBNSAnlausPQH
UJmgHrcqOj
UJmgHrcqOj
FklmJjaWuhqgNtbC
OevzZHhPLDSwtpfk
OevzZHhPLDSwtpfk
PLHJpSlD
XGYQZxykrC
XGYQZxykrC
xABdmySgfGVcElHn
geWKEJLyBiO
geWKEJLyBiO
CjxOwynuz

Adicione um Comentário