praticar-jiu-jitsu

Aumente Sua Saúde Praticando Jiu Jitsu

Aline Ferreira

Aumente Sua Saúde Praticando Jiu Jitsu

Quando o assunto é saúde é sempre bom aprender cada vez mais. Você provavelmente já ouviu falar que praticar exercícios físicos faz bem para a saúde, não é mesmo?

O mais comum é ouvirmos indicação de musculação, corridas, caminhadas, que são os exercícios mais populares e você consegue fazer em qualquer lugar, até mesmo na rua da sua casa.

Mas hoje o Barba Brasil trouxe algo diferente, com diversos benefícios:

  • Resistência cardíaca;
  • Diminuição de estresse;
  • Aumento da testosterona;
  • Auxilia na redução de peso;

Serve para qualquer público e em qualquer idade e o nome dele você já sabe, porque você leu no título, é ele mesmo: O Jiu Jitsu.

 

Uma Breve História do Jiu Jitsu…

Como boa parte das artes marciais o jiu jitsu tem raízes japonesas, pelo menos essa é a versão mais difundida.

Trazida para o Brasil pelo Japonês Mitsuyo Maeda, que acabou se estabelecendo em Belém do Pará, ganhou popularidade ao desafiar diversos lutadores das mais diferentes artes marciais e dominar lutadores bem acima do seu peso.

Carlos Gracie viu as técnicas trazidas pelo japonês, começou a treinar e abraçou de vez essa arte marcial.

Nos dias atuais, o jiu jitsu ou Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) ,como é conhecido no mundo inteiro, é reconhecido em vários países e essencial e indispensável em competições, como, por exemplo, o UFC.

Uma curiosidade: BJJ ganhou esse nome devido a família Grace ter popularizado a luta e até ter criado diversas técnicas, além disso, eles também são responsáveis pela criação do UFC.

Essa é uma arte marcial conhecida como “suave”, por em suas competições não haver golpes como socos, chutes, pontapés, entre outros do tipo.

As técnicas principais são técnicas de estrangulamentos e alavancas, capaz de dominar até o maior dos adversários.

Agora vamos falar um pouco dos benefícios do jiu jitsu para a saúde.

 

Resistência Cardíaca

Só quem já treinou jiu jitsu alguma vez sabe muito bem que apenas 4 minutos de luta pode cansar mais do que 1 hora de corrida e é por esse motivo que essa arte marcial é excelente para melhorar a circulação sanguínea e aumentar a resistência do seu coração.

É uma atividade intensa e que exige muito dele, isso faz com que lutadores que treinam há muitos anos tenham uma resistência aeróbica enorme.

 

Diminuição do Estresse

Não é novidade de que artes marciais no geral promovem liberação de endorfina (o hormônio do prazer e da felicidade) no nosso cérebro, fazendo com que abaixem os níveis de cortisol ( hormônio do estresse).

Além disso, fazer exercício físicos traz a sensação de relaxamento e pode ser um facilitador para que você durma melhor ou se você treina de manhã, também pode aumentar sua disposição para o trabalho.

 

Aumento da Testosterona

Uma pesquisa feita com o Judô, uma arte marcial muito parecida com o jiu jitsu, demonstra aumento da testosterona em lutadores.

A pesquisa foi feito medindo níveis de testosterona de lutadores antes e depois das lutas e foi comprovado o aumento delas.

A testosterona é um hormônio natural do homem, também encontrado (em pequenas quantidades) nas mulheres, ele auxilia no crescimento muscular e no aumento da libido.

 

Auxilia Na Redução de Peso

Por ser uma atividade física intensa, o jiu jitsu auxilia (e muito) na perda de peso e na definição muscular.

Segundo Daniel Mota, que pratica jiu jitsu há 9 meses, ele já perdeu quase 10 quilos desde que começou na arte marcial.

E não foi só isso que melhorou, “Como sempre fui grande, e cheguei quase a 100 quilos, tinha dificuldades para dormir e bem menos disposição. Hoje em dia já não é mais assim”, diz o lutador.

E se você ai está pensando em alguma arte marcial para começar a praticar, o jiu jitsu é uma ótima opção.

Me fala ai nos comentários se você pratica, quais mudanças você teve desde que começou.

E conheça a nossa loja virtual Barba Brasil.

O post Aumente Sua Saúde Praticando Jiu Jitsu apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados