Como-fazer-balm-para-barba

Aprenda a fazer um balm de barba caseiro

Fabio Vilarino

Imagine se você pudesse fabricar o seu próprio balm de barba, com os óleos e aromas de sua escolha, na sua própria casa.

Seria incrível, não é mesmo?

Então, continue lendo esse artigo para aprender como fazer o seu balm caseiro.

Ingredientes do Balm de Barba

ingredientes para balm de barba caseiro

Antes que você possa aprender a fazer seu próprio balm caseiro, é importante que você primeiro colete alguns ingredientes importantes. Os quatro ingredientes essenciais do balm de barba são a cera de abelha, a manteiga, os óleos e os óleos de aroma.

A cera de abelha

cera de abelha é um modelador de barba natural

O ingrediente essencial para o seu balm de barba é a cera de abelha. Esta cera é o que vai dar ao seu balm os nutrientes que ele precisa, nutrientes essenciais, como a vitamina A.

Com uma estrutura suave, ele se funde e se solidifica rapidamente.

Os veganos não devem se preocupar porque podem usar a cera vegetal vegana em vez da cera de abelha e os resultados são quase os mesmos! A porcentagem da quantidade de cera de abelha em seu balm de barba pode variar, dependendo de quão forte você quer que ele seja.

É essencial não exagerar na quantidade de cera de abelha, caso contrário, sua barba ficará muito rígida, como uma cola permanente. Tenha em mente que, embora seja o ingrediente principal, a cera de abelha é considerada um ingrediente secundário na hora da preparação. Manteigas e óleos são mais importantes.

Se você está fazendo um balm de barba pela primeira vez ou se você pretende fazer apenas uma ou duas latinhas, adquirir barras de cera ao invés de potes pode ser uma escolha melhor. Você pode usar uma faca afiada para cortar a cera de abelha e usar apenas a quantidade que precisa para fazer o seu balm.

As manteigas

manteigas

Para criar seu próprio balm de barba, você precisará de manteiga de cacau e manteiga de karité. Cada uma tem suas qualidades próprias, únicas e cheiros diferentes.

Elas também são ingredientes principais para um balm natural . A manteiga de cacau tem um cheiro agradável e tem antioxidantes e vitaminas.

A manteiga de karité tem qualidades anti-inflamatórias, reduzindo tanto erupções na pele quanto as indesejáveis coceiras.

Esta manteiga dá ao balm uma textura que se espalha, permitindo que o balm derreta nas suas mãos. Compre um quilograma de cada para o seu balm de barba.

Não importa qual manteiga você decidir usar, certifique-se de que a quantidade que você usa é igual à quantidade de cera de abelha.

Isso significa que você deve usar manteiga para manter o equilíbrio do seu balm. Por exemplo, se você usar 1 xícara de cera de abelha, a quantidade de manteiga que você coloca irá determinar se você irá obter um balm ou uma cera de barba.

Óleos

frascos com óleos

Para dar a textura ao balm de barba, você precisará adicionar óleos. Dependendo da preferência pessoal, os óleos que você pode usar variam de argão, óleo de jojoba , grapeseed, noz de kukui, coco e abacate.

Compre em menor quantidade até encontrar o óleo que mais vai te agradar.

Além das preferências pessoais, você deve escolher um óleo em que sua barba e pele possam se beneficiar. Por exemplo, o óleo de jojoba é de grande ajuda se sua pele e barba são mais oleosos.

Ele hidrata e nutre a sua barba, apoiando a capacidade da sua pele para produzir seus óleos naturais.

Óleos Aromáticos

óleos aromáticos para balm de barba caseiro

Para proporcionar um perfume agradável, você precisará adicionar alguns óleos essenciais.

Esses óleos são usados ​​em uma quantidade pequena, caso contrário, você poderá impregnar um odor muito forte na sua barba e acabar incomodando as pessoas a sua volta.

Para um cheiro masculino, considere óleos de sândalo, cedro ou pinho. Óleos de árvores são úteis na redução de caspa. Baunilha, benjoim e peru têm cheiro quente e calmante.

Além disso, evite misturar diferentes tipos de óleos essenciais. Desta forma, você pode contaminar o cheiro de seus óleos e o resultado será um cheiro totalmente diferente do que você queria que fosse.

É melhor usar um recipiente de vidro separado para misturar os óleos essenciais e ver como será o cheiro. Se você gosta, então você pode adicionar óleos essenciais em seu balm de barba.

Itens adicionais necessários para o balm caseiro

Enquanto estiver comprando os ingredientes para o seu balm, você precisa também se lembrar de comprar alguns acessórios.

Certifique-se de ter em mãos um pequeno funil, pipetas, um conta-gotas e uma balança de cozinha para medir o cacau e a manteiga de karité com precisão.

Além disso, use um recipiente para misturar os ingredientes, porque eles são extremamente difíceis de limpar. Use-o apenas para misturar o seu balm.

Uma última coisa a ter em mãos são recipientes para guardar o seu balm de barba. Até encontrar a mistura perfeita, considere comprar algumas latinhas redondas para guardar o balm, parecidas com aquelas vendidas na farmácia.

Prefira recipientes de metal, como o alumínio, pois o plástico pode derreter e o vidro pode quebrar.

Você tem que ter cuidado com a dose certa de óleo e, especialmente óleos aromáticos, o conta-gotas para isso será bastante útil. Sem o conta-gotas você pode, por exemplo, adicionar algumas gotas extras de óleo e estragar a mistura.

Como fazer o balm de barba

As quantidades de óleos neste exemplo são para criar um balm com um bom cheiro, mas você é livre para experimentar outros óleos.

Aquecendo a Mistura

Coloque 60 ml de manteiga de karité, 30 ml de cera de abelha e 90 ml de óleo de coco e coloque em fogo muito baixo. Como você está apenas experimentando pequenas porções, um aquecedor de velas pode ser mais seguro do que a configuração baixa do seu fogão.

Misturando o Balm

Observe atentamente quando os ingredientes começam a derreter e se misturar. Mexa ocasionalmente e não deixe ferver. Uma vez que a solução se torne um líquido, retire do fogo.

Adicionando Óleos Essenciais

Essa é uma etapa em que se deve trabalhar de maneira rápida. A chave aqui é adicionar os óleos essenciais antes que o balm se solidifique. Coloque algumas gotas de alecrim e óleo de lavanda no balm, mexa bem.

Despeje na latinha

Uma vez que o óleo tenha sido adicionado, despeje imediatamente o bálsamo na lata de armazenamento e cubra.

Resfriando o Balm

Permitir que o bálsamo para esparramar na lata durante a noite para esfriar corretamente. Na manhã seguinte, seu bálsamo de barba estará pronto para aplicar em seu rosto.

Como fazer um balm de barba com óleo de coco

óleo de coco na barba

O óleo de coco é frequentemente o óleo favorito entre os homens. Portanto, como um bônus extra, aqui vai a receita para os amantes do óleo de coco.

Tenha em mente que a cera de abelha e a manteiga são usadas da mesma maneira que antes, o que equivale a 65-70% da mistura.

Para itens adicionais, você vai precisar de uma tigela à prova de calor e um pequeno recipiente com uma tampa à prova de vazamentos para armazenar seu balm de barba posteriormente.

Medindo o Óleo de Coco

Adicione duas colheres de sopa de óleo de coco em um prato e derreta-o.

Adicionando Óleos Essenciais

Você já sabe que os óleos essenciais têm um cheiro mais forte do que os óleos veiculares. Bem, o óleo de coco é a prova disso.

Isso significa que você deve ter cuidado ao adicionar óleos essenciais. Use aqueles que são fortes o suficiente para mascarar o cheiro de óleo de coco ou aqueles que funcionam bem com ele.

Por exemplo, uma mistura de bergamota, incenso e óleo de melaleuca resultará em um aroma picante e levemente adocicado.

Resfriando seu balm caseiro

Depois de derramar o seu bálsamo de barba nas latas, deixe-o solidificar à temperatura ambiente média.

Experimente diferentes óleos para obter a fragrância e a textura que deseja.

Alguns óleos reduzem a coceira, outros tornam a pele úmida. Em pouco tempo, você será um especialista em fazer o seu próprio bálsamo de barba em casa.

Perguntas frequentes (FAQ)

Por que meu balm faz minha barba ficar tão dura?

É provável que você tenha adicionado mais cera de abelha do que o necessário. Quando você estiver fazendo um balm de barba na próxima vez, reduza a quantidade de cera de abelha e veja o que acontece.

O bálsamo da barba vai deixar minha barba mais macia?

Talvez você pense que por causa dos seus poderes de retenção, o balm de barba não deixa sua barba mais macia. A realidade é que o balm caseiro da barba faz as duas coisas, ele mantém a barba em forma, deixando-a mais macia.

Quais óleos essenciais usar?

Com centenas de óleos essenciais no mercado, pode ser complicado escolher o caminho certo para você. O melhor é experimentar diferentes óleos de barba em seu balm para encontrar o que você mais gosta.

Basta aplicar essas regras simples – não mais do que algumas gotas de cada óleo essencial e não misture muitos óleo diferentes.

Referência e créditos da receita: Beardaholic, traduzido e adpatado

Fonte: https://beardoholic.com/how-to-make-beard-balm/

Agora, se você não tem tempo para preparar um balm, uma solução rápida é adquirir o balm modelador de barba da Barba Brasil fabricado com broto de bambu, extrato de chá verde, hamamelis e hortelã. Diferente dos outros, este tem um efeito refrescante e modelador, ideal para as pessoas que sofrem com barba espetada.

balm modelador barba brasil

O post Aprenda a fazer um balm de barba caseiro apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário