tipos-de-cerveja-que-você-precisa-experimentar

6 tipos de cerveja que você precisa conhecer

Fabio Vilarino

Você curte uma cervejinha gelada no final de semana? Nós barbudos precisamos ingerir muito líquido para manter a nossa barba cada vez mais saudável, não é mesmo?

Brincadeiras a parte, no Brasil é comum as pessoas terem provado apenas 1 ou 2 tipos de cerveja na vida, as mais comuns são a pilsen e a preta, mas existem vários outros tipos. Em suma, as cervejas são fabricadas com base em lúpulos de amargor e lúpulos de aroma.

Cada combinação de proporções entre os lúpulos de amargor e lúpulos de aroma é capaz de gerar um sabor completamente diferente e é sobre alguns tipos que iremos falar hoje.

Cerveja Lager

5 cervejas enquadradas em um tempo nublado

Surgiu em XVI, essa cerveja era cultivada durante o período do inverno, pois nos tempos quentes ela azedava e ficava com um péssimo sabor.

A cerveja Lager é uma cerveja menos amarga, pois a sua quantidade de lúpulo de amargor é menor que a grande maioria das cervejas. Ela também possui uma maior quantidade de gás, portanto é mais refrescantes e pouco frutadas.

Esse tipo de cerveja fica guardada e armazenada por bastante tempo, pois o seu tempo de maturação é por volta de 8 semanas.

Cerveja Bock

Cerveja Bock

A cerveja bock é uma cerveja bem clássica na Alemanha. Ela possui um aroma forte oriundo do malte, coloração escura e um sabor bastante agradável.

Se você gosta de cervejas que são pouco amargas e mais aromáticas, essa cerveja é uma boa opção para você experimentar.

Essa cerveja é um pouco difícil de se encontrar aqui no Brasil, mas em algumas cervejarias um pouco mais especializadas é possível achá-la a um preço bem acessível.

Cerveja Ale

Cerveja Ale

Na verdade, a cerveja ale é um categoria que engloba outras cervejas que também são ale, sua característica principal é a alta fermentação.

Sua cor é mais escura, o teor alcoólico  e o aroma variável. Sua fermentação dura um curto período de tempo, porém acontece em uma temperatura relativamente alta entre 15º a 28º, em apenas 3 dias de fermentação.

Esse processo de fermentação é muito interessante pois realça os sabores mais complexos da cerveja, principalmente os frutados e lupulados. Esses fatores podem variar de uma marca para outra.

Cerveja Pale Ale

cerveja pale ale

A cerveja Pale Ale é um subconjunto das cervejas Ale. Sua cor é clara e sua tradução significa “cerveja pálida”, apesar que você pode encontrar esse tipo de cerveja no mercado com uma coloração mais voltada para a cor dourada.

Essa cerveja possui um nível de amargor que varia do médio para o alto, mas com uma certa versatilidade entre esses dois níveis.

Seu sabor pode lembrar um pouco o caramelo, devido a sua textura espumosa causada pela fermentação.

Existem basicamente 3 tipos de Pale Ale: India Pale Ale, American Pale Ale e English Pale Ale.

Cerveja Weissbier

Cerveja Weissbier

Cerveja Weissbier, ou só Weiss, é uma cerveja criada através da fermentação do trigo mais malte, cevada, lúpulo e levedura. Essa cerveja tem um teor alcoólico entre 5% e 6%.

A Weiss surgiu no sul da Alemanha e é consumida até hoje por lá. Sua cor é mais clara, tanto é que seu nome deriva da palavra branco.

É possível encontrá-la no mercado por um preço em torno de R$ 80,00.

Cerveja Pilsen

Cerveja Pilsen

Provavelmente, depois de conhecer um pouco sobre esses tipos de cerveja, você certamente ficou curioso para saber mais a respeito da nossa cerveja mais comum, a Pilsen.

A cerveja Pilsen é a mais consumida no mundo, originalmente era uma cerveja Lager, que foi criada na República Tcheca, porém com o tempo surgiram variações e essa acabou se tornando uma categoria única, mas que ainda é uma Lager.

Sua principal característica é um amargor muito maior do que as outras Lager e a sua espuma cremosa é branca.

E agora, qual dessas cervejas te deixou mais curioso e qual delas você vai experimentar primeiro?

O post 6 tipos de cerveja que você precisa conhecer apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comments must be approved before being displayed.

Posts relacionados

Derma Roller para Barba
Derma Roller para Barba
Fala barbudos ou futuros barbudos, Aqui é o João e nesse post de hoje vamos falar sobre o Derma Roller! Já vou deixar...
Leia mais
Barba degradê
Barba degradê
Barba degradê vamos falar um pouco sobre os estilos utilizando os fades do degradê Fala Barbudos ,recentemente eu fu...
Leia mais
Curiosidades e um pouco da história da Barba
Curiosidades e um pouco da história da Barba
Hoje no dia da gravação é dia do professor ,saudação e vocês sabiam que tem o dia da barbaDia Mundial da Barba é come...
Leia mais