tipos-de-cerveja-que-você-precisa-experimentar

6 tipos de cerveja que você precisa conhecer

Fabio Vilarino

Você curte uma cervejinha gelada no final de semana? Nós barbudos precisamos ingerir muito líquido para manter a nossa barba cada vez mais saudável, não é mesmo?

Brincadeiras a parte, no Brasil é comum as pessoas terem provado apenas 1 ou 2 tipos de cerveja na vida, as mais comuns são a pilsen e a preta, mas existem vários outros tipos. Em suma, as cervejas são fabricadas com base em lúpulos de amargor e lúpulos de aroma.

Cada combinação de proporções entre os lúpulos de amargor e lúpulos de aroma é capaz de gerar um sabor completamente diferente e é sobre alguns tipos que iremos falar hoje.

Cerveja Lager

close-up-garrafas-de-cerveja-geladas-no-fundo-preto

Surgiu em XVI, essa cerveja era cultivada durante o período do inverno, pois nos tempos quentes ela azedava e ficava com um péssimo sabor.

A cerveja Lager é uma cerveja menos amarga, pois a sua quantidade de lúpulo de amargor é menor que a grande maioria das cervejas. Ela também possui uma maior quantidade de gás, portanto é mais refrescantes e pouco frutadas.

Esse tipo de cerveja fica guardada e armazenada por bastante tempo, pois o seu tempo de maturação é por volta de 8 semanas.

Cerveja Bock

homem segurando uma cerveja bock na praia

A cerveja bock é uma cerveja bem clássica na Alemanha. Ela possui um aroma forte oriundo do malte, coloração escura e um sabor bastante agradável.

Se você gosta de cervejas que são pouco amargas e mais aromáticas, essa cerveja é uma boa opção para você experimentar.

Essa cerveja é um pouco difícil de se encontrar aqui no Brasil, mas em algumas cervejarias um pouco mais especializadas é possível achá-la a um preço bem acessível.

Cerveja Ale

Cerveja Ale marrom

Na verdade, a cerveja ale é um categoria que engloba outras cervejas que também são ale, sua característica principal é a alta fermentação.

Sua cor é mais escura, o teor alcoólico  e o aroma variável. Sua fermentação dura um curto período de tempo, porém acontece em uma temperatura relativamente alta entre 15º a 28º, em apenas 3 dias de fermentação.

Esse processo de fermentação é muito interessante pois realça os sabores mais complexos da cerveja, principalmente os frutados e lupulados. Esses fatores podem variar de uma marca para outra.

Cerveja Pale Ale

Cerveja Pale Ale

A cerveja Pale Ale é um subconjunto das cervejas Ale. Sua cor é clara e sua tradução significa “cerveja pálida”, apesar que você pode encontrar esse tipo de cerveja no mercado com uma coloração mais voltada para a cor dourada.

Essa cerveja possui um nível de amargor que varia do médio para o alto, mas com uma certa versatilidade entre esses dois níveis.

Seu sabor pode lembrar um pouco o caramelo, devido a sua textura espumosa causada pela fermentação.

Existem basicamente 3 tipos de Pale Ale: India Pale Ale, American Pale Ale e English Pale Ale.

Cerveja Weissbier

servindo cerveja weiss

Cerveja Weissbier, ou só Weiss, é uma cerveja criada através da fermentação do trigo mais malte, cevada, lúpulo e levedura. Essa cerveja tem um teor alcoólico entre 5% e 6%.

A Weiss surgiu no sul da Alemanha e é consumida até hoje por lá. Sua cor é mais clara, tanto é que seu nome deriva da palavra branco.

É possível encontrá-la no mercado por um preço em torno de R$ 80,00.

Cerveja Pilsen

visão de frente de  copos com cerveja pilsen gelada

Provavelmente, depois de conhecer um pouco sobre esses tipos de cerveja, você certamente ficou curioso para saber mais a respeito da nossa cerveja mais comum, a Pilsen.

A cerveja Pilsen é a mais consumida no mundo, originalmente era uma cerveja Lager, que foi criada na República Tcheca, porém com o tempo surgiram variações e essa acabou se tornando uma categoria única, mas que ainda é uma Lager.

Sua principal característica é um amargor muito maior do que as outras Lager e a sua espuma cremosa é branca.

E agora, qual dessas cervejas te deixou mais curioso e qual delas você vai experimentar primeiro?

O post 6 tipos de cerveja que você precisa conhecer apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário

* Comentários aprovados