13 DICAS PARA DEIXAR A BARBA CRESCER

13 DICAS PARA DEIXAR A BARBA CRESCER

Aline Ferreira

Cuidar da barba nunca foi uma tarefa fácil, entretanto, com práticas simples e uma boa dose de força de vontade, é possível deixar a barba crescer e cultivar o visual maneiro que você sempre sonhou!

A seguir, parceiro, separamos 13 truques infalíveis para os que decidiram sair por aí acompanhados de uma barba vistosa. Caso você faça parte desse grupo, prepare o bloco de anotações e veja o que preparamos neste post para te ajudar!

1° Seja paciente

Uma barba imponente é o produto de autocontenção. Quando ela começar a crescer, você deve resistir à tentação de raspar para deixá-la intacta pelas quatro a seis primeiras semanas.

Isso permitirá que os fios cresçam uniformemente (mesmo que alguns fios crescem mais rápido do que outros), e ajudará você na escolha de um estilo que combine com o comprimento e com a espessura dos pelos. É nessa fase que temos o maior índice de desistência de ter uma barba cheia.

2° Combine sua barba com o formato do seu rosto

Sua barba precisa estar alinhada com o ambiente circundante. Após o primeiro mês de crescimento, escolha um estilo que complemente o formato do seu rosto. E se liga, é a barba que escolhe você!

Fique de olho em alguns exemplos para cada tipo de rosto:

  • Rosto quadrado: mantenha a barba mais cheia no queixo e mais curta dos lados.
  • Rosto redondo: deixe a barba crescer na parte inferior, afinando as pontas, mantendo ela mais curta dos lados.
  • Rosto retangular: mantenha os lados mais completos e, na parte inferior, aposte em uma barba mais curta.
  • Rosto oval: esse formato é um meio termo entre as outras formas. Por isso, cara, a maioria dos estilos vai funcionar bem em você!

barba rosto quadrado

Rosto redondo: Crescer a barba na parte inferior afinando as pontas, mais curta dos lados.

barba rosto redondo

Rosto retangular: Manter os lados mais completos, e na parte inferior uma barba mais curta.

barba rosto retangular

Rosto oval: Rostos ovais são um meio termo entre as outras formas, por isso a maioria dos estilos irá funcionar bem.

barba rosto oval

3° Saiba quando aparar a barba

O essencial é que no começo você fique de 4 a 6 semanas sem tocar na barba, deixando-a crescer livremente, depois disso, você deve procurar um barbeiro qualificado para apará-la e explicar claramente os seus objetivos para que o mesmo não corte muito no tamanho e sim modele da forma que você deseja.

Após o período inicial em que você deixou sua barba crescer (até seis semanas), procure um barbeiro qualificado para apará-la e modelá-la, sem cortar muito, até deixar os fios na forma que você deseja.

Após esse período, o ideal é voltar ao barbeiro em intervalos de 10 a 20 dias no máximo.

4° Descubra como aparar a barba

Se você é daqueles que não curte muito de ir ao barbeiro ou gosta de economizar fazendo a sua barba em casa, considere adquirir uma máquina de aparar pelos de qualidade.

Evite as lâminas! Existem pentes especiais que servem como guia para ajudar nesse procedimento.

maquinas para aparar barba

5° Lave a Barba regularmente

Isto é especialmente importante nas fases iniciais do crescimento, quando a coceira e a irritação é intensa. Lave sua barba várias vezes por semana com um produto de limpeza específico para ela, em seguida, seque delicadamente. Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=MCzd1Rd8-50

6° Use os produtos certos para o tamanho da sua barba.

O tamanho da sua barba vai definir qual produto você deve usar. Logo, quando ela começar a crescer, um shampoo para barba é essencial. Ao contrário do que muitos pensam, o shampoo não serve somente para limpar a barba, mas também é o primeiro (e essencial!) passo para prevenir coceira e irritação.

Depois da primeira fase, indicamos o uso do balm modelador. Os balms foram feitos para hidratar e modelar os fios, mas também funcionam como pós-barba e ajudam a prevenir as irritações e coceiras na região que você faz a linha do rosto e pescoço.

Já para as barbas a partir de 45 dias, precisam de um óleo específico, já que será preciso hidratá-las para não ficar com aparência descuidada.

7° Aprenda a treinar sua BARBA

Apare regularmente a sua barba para manter a forma escolhida. Mas essa não é a única maneira de deixar a barba alinhada.

Você tem que escová-la para baixo diariamente com um pente ou escova específica para manter os fios teimosos no lugar, treinando-os a crescer no sentido desejado.

8° Não esqueça o BIGODE

bigode

A menos que você tenha escolhido uma barba sem bigode — e nós realmente esperamos que não —, deixar crescer uma barba épica também inclui essa importante parte.

Portanto, na hora de cuidar do bigode, corte a área em torno do filtro (sob o nariz) com uma tesoura. Os bigodes mais lisos requerem o uso de um balm modelador. Os mais enrolados, por outro lado, pedem uma cera especial para região de forte fixação.

9. Tenha uma boa alimentação

Sua barba é feita de proteínas e gorduras, portanto ela dependente de algumas vitaminas como B5, B3 e B9. Por isso, é recomendável ingerir muitas folhas verdes, carnes magras, gemas de ovos, nozes e leite.

Se você está comprometido seriamente, é possível também completar a sua dieta com suplementos. A biotina, por exemplo, é uma vitamina do complexo B que pode ser encontrada de forma isolada ou em comprimidos.

Ao tomar 2,5 mg todos os dias, com indicação médica ou nutricional, você estimulará o crescimento dos folículos.

10. Seja você mesmo

Muitos vão invejar a sua barba e, até mesmo, aconselhar você, brother, a raspá-la. Algumas pessoas podem, ainda, tentar fazer sua cabeça para não ter barba.

Então, seja você mesmo e não deixe ninguém influenciar naquilo que você decidiu começar. BARBAS MODO LIGADO!

11. Descanse de forma adequada

Tá ligado que o sono é essencial para reparar as células da pele, né? Além disso, o descanso merecido permite que os folículos funcionem bem, fazendo a barba crescer forte e saudável.

Por isso, cara, dormir entre 7 e 8 horas por noite é algo que não dá para abrir mão. Está comprovado: marmanjos que dormem menos que este período, apresentam dificuldades no crescimento da barba e cabelo. Portanto, no enrole muito antes de ir para a cama.

12. Beba bastante água

Momento ciência! 65% do corpo do homem é formado por água. Não precisa ser nenhum gênio para concluir que esse é o principal combustível para o bom funcionamento do organismo, certo?

Então, a dica é muito simples: abuse da bebida! Especialistas recomendam a ingestão de dois litros de água diários. Com isso, os pelos faciais nascerão mais fortes, hidratados e com aquele brilho especial que faz sucesso por onde passar. (P.S.: cerveja não entra na conta.)

13. Pratique atividades físicas

Viver de forma mais tranquila, longe do estresse, e inserindo atividade física na rotina, contribui para o aumento da qualidade de vida. O resultado será o melhor condicionamento físico, resistência a doenças e uma barba responsa.

Você sabia que o principal hormônio ligado ao crescimento dos pelos masculinos é a testosterona? Cara, o legal é que é possível aumentar a produção dela de forma muito fácil, basta se exercitar regularmente.

Dá para escolher, dentre as milhares de opções, a prática que mais tem a ver contigo. O importante é botar o corpo em movimento e deixar o batimento cardíaco mais acelerado. Assim, a circulação melhora, entregando nutrientes e vitaminas para todo o corpo, incluindo àquelas que ajudam a barba crescer.

Curtiu as nossas 13 dicas infalíveis para quem quer deixar a barba crescer? Caso tenha gostado, o próximo passo é colocá-las em prática e começar a sentir os benefícios delas no seu visual. E aqui vai um spoiler: quem adota a barba nunca mais quer largar!

Quer aprender mais? Entre na lista VIP e receba dicas e promoções exclusivas.


O post 13 DICAS PARA DEIXAR A BARBA CRESCER apareceu primeiro em Blog Barba Brasil.

Adicione um Comentário